Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8766
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dc.contributor.advisorAmorim, Eurico Vasco Ferreirapt_PT
dc.contributor.authorMoura, Cátia Azevedopt_PT
dc.date.accessioned2018-10-04T14:33:57Z-
dc.date.available2018-10-04T14:33:57Z-
dc.date.issued2017-12-22-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/8766-
dc.description.abstractA utilização de hidrogénio como combustível está atualmente em constante expansão, em diversos países. Vários órgãos internacionais de estudo de mercado, como a U.S Department of energy (DOE), identificaram recentemente mercados promissores para a implementação de células de combustível, e num desses mercados está presente a utilização de células de combustível em empilhadores. A utilização deste tipo de tecnologia neste ramo, está a ser aplicada com grande ênfase principalmente na América, onde existem também grandes incentivos monetários. Durante a realização desta dissertação foi feita uma revisão do estado da arte da tecnologia de células de combustível. Também se efetuou uma caracterização dos mercados, bem como das condições técnicas e de funcionamento. Na parte final da dissertação é apresentado um estudo viabilidade da implementação da tecnologia de hidrogénio, tanto a nível energético, como a nível económico. Tendo em conta que o desempenho deste tipo de veículos é modulado através de estudos paramétricos, foi criado um modelo em função do número de viagens diárias realizadas por empilhador, que caracteriza o seu gasto energético. Os nossosresultados mostram que de acordo com a carga de trabalho que a cada empresa exige, deve-se dimensionar a frota de empilhadores de forma correta, sendo necessário, em algumas ocasiões escolher o sistema de propulsão que permita obter a maior produtividade. Lembre-se que neste trabalho apenas são abordadas soluções elétricas, ou seja, só são abordados os sistemas de propulsão utilizando baterias e células de combustível.pt_PT
dc.description.abstractThe use of hydrogen as a fuel is currently expanding, in several countries. The U.S. Department of Energy (DOE) recently identified promising markets for the implementation of fuel cells, and in one of these demands, the use of fuel cells in forklifts is present. The use of this type of technology in this field is being applied with great emphasis mainly in America, where there are also significant monetary incentives. In this dissertation, a review of the state of the art of fuel cell technology was carried out. We also made a characterisation of the market, as well as the technical and operating conditions. In the final part of this study is presented a feasibility study of the implementation of hydrogen technology, both energetically and economically. Taking into account that the performance of this type of vehicle is modulated through parametric studies, a model was created that, based on the number of daily trips performed by forklift, characterises its energetic expenditure. Our results show that according to the workload that each company requires, we must scale the forklift fleet correctly, if necessary, on occasion choose the propulsion system so as to achieve the highest productivity. Remember that in this work only electrical solutions are addressed, that is, only the propulsion systems are approached using batteries and fuel cells.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectEnergias Renováveispt_PT
dc.subjectEmpilhadores elétricospt_PT
dc.subjectEnergiapt_PT
dc.subjectHidrogéniopt_PT
dc.subjectCélulas de combustívelpt_PT
dc.titleA tecnologia de hidrogénio: estudo de um sistema de propulsão alternativo para o futuro do setor logístico.pt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
dc.identifier.tid202031390-
Appears in Collections:DENG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado



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