Relatório da prática do ensino supervisionada

Data
2018-06-25
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento está inserido na Unidade Curricular Estágio integrada no plano de Estudos do 2º Ciclo em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD). É apresentado como um dos requisitos para a aquisição do grau de Mestre e tem o objetivo de descrever os momentos e as experiências enquanto professor estagiário no decorrer do ano letivo de 2016/2017. Relativamente ao EP foi realizado na escola Eb 2,3 Diogo Cão situada em Vila Real, com a supervisão da Professora Orientadora (PO) Paula Liberal e pela Supervisora da Universidade Ágata Aranha, da UTAD. Sem menos prezar os colegas de estágio, Ana Costa, Ana Rita Coutinho e Andreia Inácio. Com o intuito de relatar todo o trabalho realizado ao longo do Estágio Pedagógico (EP), o documento está estruturado num capítulo. Este representa uma reflexão crítica, traduzindo-se numa autocrítica, ou seja, a capacidade de pensar ou refletir em todos os aspetos negativos e positivos e transformá-los em mais valias para a evolução da carreira de docente. É apresentado o meio onde foi realizado o estágio e relata todas as experiências ocorridas ao longo do ano letivo. Também é feita a descrição das tarefas de Ensino Aprendizagem, Relação Escola-Meio, Ação de Informação e por fim a Reflexão Crítica do estágio. Ao finalizar o documento posso garantir que todo este processo permitiu melhorar o desempenho todos os dias, ajudando assim a evoluir enquanto docente, sem nunca esquecer o sucesso escolar e a superação de todos os alunos.
This document is included in the Pedagogical Stage (EP) integrated in the study plan of the 2nd Cycle in Teaching Physical Education in Basic and Secondary Education of the University Trás-os-Montes and Alto Douro (UTAD). It is presented as one of the requirements for the acquisition of the Master's degree and aims to describe the moments and experiences as a trainee teacher during the academic year 2016/2017. Regarding the PE, it was carried out at the Eb 2,3 Diogo Cão school located in Vila Real, with the supervision of the cooperating teacher Paula Liberal and the teacher Ágata Aranha, from UTAD. Without less appreciating the colleagues of internship, Ana Costa, Ana Rita Coutinho and Andreia Inácio. In order to report all the work done throughout the EP, the document is structured in a chapter. This represents a critical reflection, translating into self-criticism, that is, the ability to think or reflect on all negative and positive aspects and turn them into added value for the evolution of the teaching career. It presents the medium where the internship was carried out and reports all the experiences that have occurred during the school year. It also describes the tasks of Teaching Learning, School-Middle Relation, Information Action and finally the Critical Reflection of the stage. At the end of the document I can guarantee that this whole process allowed to improve performance every day, thus helping to evolve as a teacher, never forgetting school success and overcoming all students
Descrição
Palavras-chave
Prática Reflexiva , Estágio Pedagógico , Supervisão Pedagógica , Educação Física
Citação