Saberes pedagógicos das lutas: um olhar dospProfessores de Educação Física Escolar sobre os blocos de conteúdos

Data
2017-05-30
Autores
Saavedra, Francisco José Félix
Aranha, Agata Cristina Marques
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O objetivo deste artigo é descobrir como os profissionais de educação física escolar desenvolvem os procedimentos de ensino e aprendizagem das lutas (Karate, Judô, Taewondo, lutas associadas) na diretoria de ensino Publico do governo do estado de São Paulo (Santos, Bertioga, Cubatão e Guarujá). Assim o presente estudo tem como objetivos: a) identificar os conhecimentos para as aulas de lutas; b) se trabalham junto com os PCN’s nos blocos de conteúdos; c) quais são as maiores dificuldades. Participou deste estudo um total de 112 profissionais graduados em educação física. Os dados serão obtidos através de um questionário estruturado com perguntas fechadas e de uma capacitação (carga total de 8 horas). Através da analise dos resultados obtidos, pode-se entender como é apresentado às lutas aos alunos na educação física escolar.
Descrição
Palavras-chave
Lutas , educação física escolar , pedagogia e aprendizagem
Citação
Saavedra, Francisco. Saberes Pedagógicos das Lutas: Um Olhar dos Professores de Educação Física Escolar sobre os Blocos de Conteúdos, American Journal of Sports Training, 1, 1-11, 2017.