Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8861
Title: Evolução do ensino: do liberalismo à regeneração
Authors: Alves, Teresa de Fátima Barreiro
Advisor: Rodrigues, João Bartolomeu
Keywords: História
ensino
liberalismo e regeneração
Issue Date: 10-Sep-2018
Abstract: O presente trabalho foi concebido no âmbito educacional, em particular, no que concerne à área disciplinar de História e Geografia de Portugal, designadamente, do século XIX. O trabalho intituldado Evolução do Ensino: do Liberalismo à Regeneração inicia-se com o índice e a introdução, ao qual se segue a metodologia utilizada. Seguidamente, dámos início ao primeiro capítulo no qual é realizada uma breve contextualização política que se enquadra entre o liberalismo e a regeneração, ao que se segue, um segundo capítulo que abarca uma síntese sobre a evolução do ensino, no mesmo campo temporal e, por fim, um terceiro capítulo, onde são tratadas algumas reformas realizadas e seus autores, no campo do ensino, no mesmo período. O trabalho está organizado da seguinte forma: Índice e introdução, onde é tratada a metodologia utilizada; O capítulo I envolve a contextualização do trabalho, entre o liberalismo e a regeneração; O capítulo II abarca a evolução do ensino, no mesmo período; e o capítulo III, onde são abordadas algumas reformas educativas deste período e respetivos autores.
The current work was conceibd in the educational área, in particular, in which it concerns to the disciplinary area related to the history and Portuguese Geography, namely, in the XIX century. The work intitled Evolution of the teaching: from the Liberalism to the Regeneration it begins with index and introduction, in which it is followed by the used metedology. Then we start the first chapter in which a a brief political contextualization that fits between liberalism and regeneration, after that a second chapter follows that embraces a synthesis about the evolution of teaching, in the same temporal field and, at the end, a third chapter, where some made reforms and it`s authorsare are treated, in the field of teaching, in the same period of time. The work is organized in the following manner: Index and introduction where the metedology used is treated; Chapter I involves the contxtualization of the work, between liberalism and regeneration; Chapter II embraces de evolution of teaching , at the same period of time; Chapter III is where some educational reforms ara aproched in this period of time and by respectively authors.
URI: http://hdl.handle.net/10348/8861
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Teresa Alves.pdf
  Restricted Access
727,49 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.