Intervenção de enfermagem comunitária: capacitar os docentes em suporte básico de vida e primeiros socorros

Data
2018-05-24
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Projetos de investigação
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Resumo
Introdução: Este relatório, sendo requisito da avaliação da Unidade Curricular Estágio e Relatório que integra o 2º ano, 1ºsemestre do Curso de Mestrado em Enfermagem Comunitária, da Escola Superior de Saúde da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, descreve as atividades realizadas durante o estágio e procura analisar de forma sistemática, crítica e reflexiva o processo de desenvolvimento das competências do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. O estágio foi desenvolvido no período compreendido entre 19 setembro 2016 e 03 fevereiro de 2017, na Unidade de Cuidados na Comunidade “Mãos Amigas” e na Unidade de Saúde Pública de Celorico de Basto, unidades pertencentes ao Agrupamento de Centros de Saúde Tâmega I – Baixo Tâmega. Objetivos: O estágio preconizava como objetivo geral desenvolver as competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública. Neste sentido, integramos as diferentes atividades salientando de modo particular o planeamento, execução e avaliação do projeto de intervenção comunitária “Capacitar os docentes em suporte básico de vida e primeiros socorros”, alicerçado na metodologia do planeamento em saúde. Este projeto, que se insere no âmbito do Plano Nacional de Saúde Escolar e do Plano de Atividades da Unidade de Cuidados na Comunidade “Mãos Amigas”, teve como objetivo aumentar os conhecimentos e as competências dos docentes dos Estabelecimentos de Educação e Ensino de Celorico de Basto, em suporte básico de vida e primeiros socorros. Metodologia: Tendo por base a metodologia do planeamento em saúde, para a etapa do desenvolvimento do projeto de intervenção, desenhamos um estudo descritivo, quantitativo e longitudinal. A amostra do estudo foi constituída por docentes que lecionavam nos Estabelecimentos de Educação e Ensino do Concelho de Celorico de Basto. Para a avaliação dos conhecimentos dos docentes em suporte básico de vida e primeiros socorros foi criado um questionário para o efeito que ocorreu em dois momentos distintos: antes da realização das sessões formativas (momento 1) e após a implementação das sessões formativas (momento 2). Quanto à avaliação de competências, ocorreu após a conclusão das sessões formativas através de uma grelha de avaliação, com base no algoritmo do suporte básico de vida. Resultados: Participaram no projeto de intervenção, 84 docentes, a maioria do sexo feminino (69; 82,1%), com a média de idade de 49,6 anos (DP 6,2 anos). A maioria dos docentes tinha como habilitações académicas o grau de licenciado (72; 85,7%) e média do tempo de serviço de 25,2 anos (desvio padrão: 6,4 anos). Da avaliação realizada concluímos que houve um aumento de conhecimentos em suporte básico de vida e primeiros socorros do primeiro momento para o segundo momento, com exceção para a questão 3 (ao telefonar para o 112 é importante estarmos preparados para responder: Onde? O quê? Quem?) cujas diferenças não foram estatisticamente significativas (p: 0,830). Dos 12 procedimentos da avaliação de competências, a maioria dos docentes realizou corretamente os procedimentos do algoritmo do suporte básico de vida. A percentagem mais baixa (71,3%), verificou-se no procedimento P12 “mantem o posicionamento correto durante as manobras”. No que concerne à avaliação do projeto de intervenção, atingimos todos os objetivos, metas e indicadores. Conclusão: No decurso do estágio desenvolvemos as competências específicas do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública, assim como as competências transversais. A realização do projeto de intervenção em enfermagem comunitária permitiu-nos desenvolver competências de investigação e consolidar a intervenção especializada. Este estágio revelou-se fundamental para uma assimilição mais aprofundada do papel do enfermeiro especialista em enfermagem comunitária e de saúde pública e para a transferibilidade de diferentes saberes para os contextos da prática
Introduction: This report Introduction: This report is a prerequisite for the evaluation of the Internship and Report Unit, which is part of the 2nd year, 1st semester of the Master Course in Community Nursing, of the Higher School of Health of the University of Trás-os-Montes and Alto Douro, carried out during the internship and seeks to analyze in a systematic, critical and reflexive manner the process of development of the skills of nurse specialist in community nursing and public health. The stage was developed between September 19th, 2016 and February 3rd, 2017, in the Community Care Unit "Mãos Amigas" and in the Public Health Unit of Celorico de Basto, units belonging to the Tâmega I - Health Centers Group - Baixo Tâmega. Objectives: The internship objective was to develop the specific competences of nurse specialist in community nursing and public health. In this sense, we integrate the different activities emphasizing in a particular way the planning, execution and evaluation of the project of community intervention "To enable the teachers in basic support of life and first aid", based on the methodology of the health planning. This project, which is part of the National Plan for School Health and the Plan of Activities of the Community Care Unit "Mãos Amigas", aimed to increase the knowledge and skills of the teachers of the Education and Training establishments of Celorico de Basic, basic life support and first aid. Methodology: Based on the methodology of health planning, for the development stage of the intervention project, we designed a descriptive, quantitative and longitudinal study.The sample of the study was constituted by teachers who taught in the Education and Teaching Institutions of the Municipality of Celorico de Basto. A questionnaire was created for the evaluation of teachers' knowledge in basic life support and first aid. This was done in two different moments: before the training sessions (moment 1) and after the implementation of the training sessions (moment 2). Regarding the competences evaluation, it occurred after the conclusion of the training sessions through an evaluation grid, based on the basic life support algorithm. Results: 84 teachers participated in the intervention project, most of them female (69; 82.1%), with a mean age of 49.6 years (SD 6.2 years). Most of the teachers had a bachelor's degree (72, 85.7%) and an average of 25.2 years (standard deviation: 6.4 years). From the evaluation we concluded that there was an increase in knowledge in basic life support and first aid from the first moment to the second moment, except for question 3 (when calling 112 it is important to be prepared to respond: Where? Who?) Whose differences were not statistically significant (p: 0.830). Of the 12 competency assessment procedures, most of the teachers correctly performed the basic life support algorithm procedures. The lowest percentage (71.3%) was found in procedure P12 "maintains correct positioning during manoeuvres". With regard to the evaluation of the intervention project, we have reached all the objectives, goals and indicators. Conclusion: During the internship, we developed the specific competences of the nurse specialist in community nursing and public health, as well as transversal competences. The implementation of the intervention project in community nursing allowed us to develop research skills and consolidate specialized intervention. This stage was fundamental for a more in-depth assimilation of the role of nurse practitioner in community nursing and public health and for the transferability of different knowledge to the contexts of practice.
Descrição
Mestrado em Enfermagem Comunitária
Palavras-chave
enfermagem comunitária , primeiros socorros , suporte básico de vida , competências , docentes
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