Relatório da prática do ensino supervisionada

Data
2018-09-20
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professora estagiária durante este ano letivo, 2017/2018, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O estágio foi realizado na Escola Secundária Morgado Mateus e monitorizado pelo professor cooperante José Pires, tendo-me sida atribuída a turma C do 10º ano para trabalhar ao longo do ano. Neste relatório, transmito um conjunto de experiências que me acompanharam ao longo de um ano letivo como professora estagiária de Educação Física. Através de um processo crítico e consciente, declaro aquelas que foram as minhas dificuldades, dúvidas, angústias e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções presentes no desenvolvimento profissional que caracterizou a minha intervenção nas diversas áreas de desempenho. Este meu trabalho está dividido em quatro partes, na primeira faço referência ao meu enquadramento pessoal, a segunda parte está relacionada com o enquadramento da instituição e do contexto em que eu estava inserida. A terceira parte consiste no estágio pedagógico onde descrevo as tarefas nele desenvolvido, e por último, na quarta parte, falo das atividades em que participei organizadas pela escola. Foi-me permitido lidar com o quotidiano da minha futura profissão, onde apliquei os conhecimentos adquiridos e aprofundei novos conhecimentos teórico-práticos sobre a temática e desenvolvi novas competências e atividades. O objetivo primordial deste trabalho é transmitir todo o caminho percorrido ao longo do estágio, falarei sobre as dificuldades sentidas pois através da prática fui aprendendo com os erros e com as pequenas conquistas, das experiências, dos medos, entre outras.
The present document aims to project my experience as a intern teacher during this academic year 2017/2018, destined to the Pedagogical internship, inserted in the 2nd Cycle in the Physical Education in Basic and Secondary School at the University of Trás-os-Montes and Alto Douro in Vila Real. The internship was held at the Morgado Mateus Secondary School and monitored by the cooperating teacher José Pires, and I was assigned to class C of the 10th grade to work throughout the year. In this report, I transmit a set of experiences that accompanied me throughout a school year as a Physical Education intern teacher. Through a critical and conscious process, I declare those that were my difficulties, doubts, anxieties and concerns, but also strategies, resources and solutions present in the professional development that characterized my intervention in the different areas of performance. My work is divided into four parts, in the first I refer to my personal background and the reasons why choose this master, the second part is related to the institution and the context in which I was inserted. The third part consists of the pedagogical stage where I describe the tasks developed in it, and finally, in the fourth part, I talk about the activities in which I participated organized by the school. This internship allowed me to experience daily with my future job where I applied the acquired knowledge and deepened new theoretical-practical knowledge on the subject and developed new skills and activities. The major goal of this work is to transmit all the way through the stage, I will talk about the difficulties experienced because through practice I learned from mistakes and small achievements, from experiences, from fears, among others.
Descrição
2º CICLO EM MESTRADO EM ENSINO DA EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
Palavras-chave
estágio pedagógico , ensino-aprendizagem , Educação Física
Citação