Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/8931
Title: A motivação como fator primordial na aprendizagem da matemática
Authors: Moreira, Vânia Patrícia Matos
Advisor: Campos, Helena Maria Barros De
Keywords: Matemática
Motivação
Educação Pré-Escolar
Ensino do 1.º CEB
Jogos
Issue Date: 5-Sep-2018
Abstract: Os alunos precisam de se sentir motivados para a matemática, para que o seu aproveitamento seja o melhor possível. No entanto, também o professor precisa de motivação para lecionar. A motivação tem de surgir do professor para que durante a sua prática profissional este consiga proporcionar aos seus alunos atividades interessantes e que os motive para a aprendizagem. Para aferir a disposição dos alunos para a aprendizagem implementou-se um inquérito por questionário em duas fases. Num pré-teste verificou-se se os alnos estavam motivados para a aprendizagem de conceitos matemáticos. Após desenvolver em contexto de Prática de Ensino Supervisionada (PES) atividades mais centradas no aluno e na maioria jogos, questionou-se (pós-teste) novamente os alunos sobre a sua motivação para aprender. Este relatório final de estágio baseia-se em autores de referência, relativamente ao tema da motivação, e contextualiza e descreve as atividades implementadas durante a PES, tanto em contexto de Educação Pré-Escolar como de 1.º Ciclo do Ensino Básico. Neste trabalho, reflete-se sobre as atividades que poderão motivar o aluno, e acima de tudo, do que se trata a motivação, sobretudo na área da matemática e qual o papel do professor neste âmbito. Este trabalho constituiu uma fonte de aprendizagem e de reflexão, sobre o trabalho realizado durante a PES e permitiu pensar em estratégias que ajudarão a motivar os alunos para aprender mais e melhor
It is important for students to feel motivated when studying mathematics, in order to that their school achievement could be the best it can be. However, the teacher needs motivation to teach. With that said, motivation has to come from the teacher so that during his professional practice he can provide interesting and motivational learning activities to his students. To take notice of the students will to learn it was implemented an inquiry divided by two parts. Firstly in a pre-test we verified if the students were motivated to study mathematical concepts. After developing, under a Supervised Teaching Practice (STP), a number of activities focused in the student and in a variety of games, the students where once again questioned about their motivation to learn. This ending internship report draws knowledge from renowned authors, regarding the topic of motivation, putting into context and describing the activities implemented during the STP, not only in a context of Pre-School teaching practices but also in Primary School. This way it was possible to reflect about the activities that may motivate the student, and most importantly what motivation truly means, especially in the field of mathematics and what is the teacher’s role in this context. This work was a reflection and a learning experience about all the tasks that were implemented during the STP, and developed the capacity to know and apply a handful of strategies that will help motivate the students to learn more and better.
Description: Relatório Final de Estágio em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/8931
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vânia Moreira.pdf1,12 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.