A satisfação dos munícipes relativamente à comunicação autárquica em Lamego

Data
2018-06-06
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A comunicação autárquica é uma das áreas mais importantes da comunicação política, uma vez que é através dela que se estabelece a interação entre governantes e cidadãos. O uso da comunicação permite que o poder político seja visto e ouvido pelos munícipes, quer seja em campanha eleitoral, quer na exposição dos assuntos e atividades do município. O interesse por este tema surgiu da ausência de informação por parte das autarquias, especificamente o de Lamego, onde nasci e cresci. A parte teórica será dividida em duas grandes partes, a Comunicação Política e a Comunicação Autárquica. Dentro da comunicação política serão abordados os subsequentes temas: definição de comunicação política, marketing político e a consultadoria política. Na segunda parte serão tratados os temas: conceito de autarquia, definição de Autarquia Local, a história das autarquias portuguesas, a comunicação interna e externa na organização, o serviço público e o poder local, as associações de municípios e as ferramentas de comunicação autárquica. A parte prática consiste num estudo de caso através da aplicação do inquérito e pretendese que a população interveniente na amostra espelhe a sua opinião relativamente à comunicação da autarquia de Lamego e ao funcionamento dos serviços públicos municipais.
The municipal communication is one of the most important areas of political communication, since it is the way to connect the rulers and citizens of the cities. The communication’s use allows political power to be seen and heard among the residents, either in political campaign or in the exposition of subjects and activities of the autarchy. Across the analyses of studies and investigations about this topic i wish i will better understand how the communication happens inside of the autarchies, being therefore the municipal communication my study’s object. The theoretical part will be divided in two large parts, the politic communication and the municipal communication. Inside of political communication it will be approached some subtopics: politic communication’s definition, political marketing and political consulting. In the second part it will be spoken: autarchy’s concept, local autarchy definition, Portuguese autarchy history, organization of internal and external communication, public service and local power, county´s associations and municipal communication tools. The practical part is about a case study with an application of inquiry and my aim with that was to show people’s opinion about the county of Lamego namely his public services through questionnaires made to those same people.
Descrição
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM CIÊNCIAS DA COMUNICAÇÃO ESPECIALIZAÇÃO EM PUBLICIDADE E RELAÇÕES PÚBLICAS
Palavras-chave
comunicação , comunicação autárquica , satisfação , munícipes , Poder Local , Serviço Público
Citação