Relatório da prática do ensino supervisionada

Data
2017-12-11
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Resumo
O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como intuito descrever as vivências enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2016/2017. O Estágio Pedagógico aconteceu na Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco – Vila Real, monitorizado pela professora cooperante Célia Sampaio e pelo professor orientador Jorge Soares, da UTAD. No âmbito de todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico, o presente relatório encontra-se estruturado num capítulo com vários pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, as tarefas de ensino aprendizagem, as de relação escola-meio e a reflexão crítica de estágio, bem como todas as atividades realizadas pela escola ou na escola. No final deste documento podemos assegurar que o Estágio Pedagógico se apresentou como um momento determinante na minha formação enquanto futura docente, complementando a formação teórico-prática adquirida durante a minha licenciatura.
This document comes in the framework of the Pedagogical Internship, integrated in the teaching of Physical Education in the second stage of Basic and Secondary Education of the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, in Vila Real. This document is presented as a requirement to the Master’s degree and aims to describe the experiences as an intern teacher during the academic year 2016/2017. The Pedagogical Internship took place in the Secondary School Camilo Castelo Branco in Vila Real, supervised and guided by the cooperating teacher Célia Sampaio and guiding professor Jorge Soares, UTAD. Related to all the work done during this internship, this document is organized in one chapters with a lot of points. The chapter consists in five points; the personal and institutional framework, the tasks of the teaching-learning process, the relationship between the school and the surrounding environment and a critical reflection of the training and the activities of the school or in school. At the end of this document we can conclude that this Pedagogical Internship came as an important moment in my training as a future teacher, complementing the theoretical-practical formation gained during my degree.
Descrição
DISSERTAÇÃO DE MESTRADO EM ENSINO DE EDUCAÇÃO FÍSICA NOS ENSINOS BÁSICO E SECUNDÁRIO
Palavras-chave
Estágio pedagógico , ensino-aprendizagem , educação física
Citação