Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/9008
Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorRodrigues, Ana Paulapt_PT
dc.contributor.authorMarques, Carlos Duarte Coelho Peixeirapt_PT
dc.contributor.authorVieira, Isabelpt_PT
dc.contributor.authorFernandes, Didianapt_PT
dc.date.accessioned2019-01-09T15:05:56Z-
dc.date.available2019-01-09T15:05:56Z-
dc.date.issued2018-
dc.identifier.isbn978-989-8859-53-2-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9008-
dc.description.abstractO projeto Dourotur - Turismo e inovação tecnológica no Douro é um projeto que pretende criar propostas para melhorar a competitividade do destino turístico "Douro", através de um turismo mais criativo, sustentável, responsável e durável. No âmbito deste projeto, o desenvolvimento turístico dos 19 concelhos que integram a região Douro constitui uma das suas temáticas de relevo. Neste contexto, pretende-se testar um modelo conceptual que propõe a existência de relacionamentos entre a confiança pública (CP) nas instituições ligadas ao turismo, os efeitos do turismo (ET), a atitude face ao turismo (AG) e o apoio ao desenvolvimento turístico (ADT), a partir das perceções de residentes de uma comunidade local. Estas temáticas têm vindo a ser amplamente investigadas, pela sua relevância para a sustentabilidade dos destinos. Contudo, a análise do papel da CF constitui um elemento diferenciador para os estudos ligados ao planeamento e desenvolvimento do turismo. Utilizou-se uma abordagem quantitativa, através da aplicação de uma inquirição por questionário a 140 residentes de uma comunidade local da região do Douro. Para analisar o modelo proposto foi usada a metodologia de equações estruturais. Os resultados sugerem que os benefícios percebidos do turismo influenciam positivamente a AG. O efeito da AG no incremento do ADT foi também empiricamente suportado. Ao contrário do esperado, a CP não exerce qualquer influência na AG nem no ADT. A influência dos custos percebidos do turismo na AG e no ADT não é significativa. São apresentadas as implicações do estudo, bem como alguns desafios interessantes para pesquisas futuras entre académicos e profissionais de turismo.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.publisherSantos, José António C, Santos, Margarida Custódio, Correia, Marisol B and Ramos, Céliapt_PT
dc.relation.ispartofCETRAD - Centro de Estudos Transdisciplinares para o Desenvolvimentopt_PT
dc.rightsclosedAccesspt_PT
dc.subjectConfiança Públicapt_PT
dc.subjectAtitude face ao turismopt_PT
dc.subjectapoio ao desenvolvimento turísticopt_PT
dc.subjectPerceções dos residentespt_PT
dc.subjectDouropt_PT
dc.titleConfiança pública, atitudes face ao turismo e apoio ao desenvolvimento turístico: Aplicação a uma comunidade local da região do Douropt_PT
dc.title.alternativeTMS ALGARVE 2018 - Tourism & Management Studies International Conference: Book of Abstractspt_PT
dc.typeconferenceObjectpt_PT
degois.publication.locationOlhãopt_PT
degois.publication.titleTMS ALGARVE 2018pt_PT
Aparece nas colecções:DESG - Livro de Ata de Conferência

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
SECHS_418111914590.pdf94,56 kBAdobe PDFThumbnail
Ver/Abrir


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.