Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9010
Title: O papel das emoções antecipadas e antecipatórias na formação da intenção empreendedora dos estudantes
Other Titles: Economía Empresarial: Tendencias de Investigación
Authors: Marques, Carlos Duarte Coelho Peixeira
Marques, Carla Susana Da Encarnação
Carvalho, Daniela
Issue Date: 2018
Publisher: García de Soto Camacho, Helena, Ferradás Moreira, Enrique and Mancha Castro, Jose Carlos
Abstract: Há um escasso conhecimento sobre o papel do sistema afetivo nos processos que conduzem à motivação e à intenção empreendedora, já que, apesar de os modelos de predição do comportamento orientado para metas incluírem emoções relacionadas com eventos futuros, a sua aplicação aos desejos e intenções de criar empresas é praticamente inexistente. Atendendo a este hiato, o objetivo deste estudo é compreender a influência das emoções orientadas para o futuro na formação da intenção empreendedora de estudantes de cursos profissionais nas áreas de hotelaria e turismo. O modelo de análise elaborado considera a influência de dois tipos de emoções associadas a eventos. As emoções antecipatórias são sentidas no momento presente em função da perceção da possibilidade ou probabilidade de ocorrência de um evento futuro. São positivas ou negativas, consoante esse evento seja ou não desejável. As emoções antecipadas são previsões ou antecipações afetivas que o indivíduo mobiliza para avaliar a desejabilidade de eventos futuros. Elas são positivas quando referentes à ocorrência de eventos desejáveis ou à evitação de eventos indesejáveis e são negativas quando se referem à não ocorrência de eventos desejáveis ou à confirmação de eventos indesejáveis. O modelo considera como variáveis dependentes três tipos de volições relacionadas com empreendedorismo: intenção de ser empresário; desejo de criar uma empresa; intenção de abrir uma empresa quando terminar o curso. Os resultados mostram que os formandos têm sentimentos mistos quanto à atividade empreendedora. No entanto, as emoções negativas não têm efeitos assinaláveis sobre as suas intenções relativas a essa atividade. Só as emoções antecipatórias positivas (i.e. otimismo e confiança relativamente aos resultados positivos da atividade) têm efeitos substanciais sobre os três tipos de volições. O artigo termina discutindo as implicações teóricas e práticas destes resultados.
URI: http://hdl.handle.net/10348/9010
ISBN: 978-84-943471-8-4
Document Type: Conference Object
Appears in Collections:DESG - Livro de Ata de Conferência

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