Factualidade jornalística da imprensa em Portugal: o caso do Jornal de Notícias e do Público

Data
2018-10-12
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Resumo
O Jornalismo é uma forma de conhecimento, de transmissão da verdade. Mas a verdade dentro do Jornalismo, além de ser subjetiva, pode ser manipulada e direcionada num sentido de interesses, sejam políticos, económicos ou sociais. A factualidade, que deve ser noticiada com exatidão, é manipulada por diversos fatores até chegar à fase de receção. Por este motivo, pretende-se perceber de que forma a objetividade e a imparcialidade são encaradas no Jornalismo e de que modo a abordagem de determinado assunto limita a compreensão por parte do leitor, podendo comprometer a credibilidade da notícia e do próprio meio de comunicação. Serão ainda relatados e apresentados os trabalhos realizados tanto no Jornal de Notícias como no Público, esclarecidas as histórias, distinções e controvérsias de ambos os impressos, com base numa pesquisa teórica assente em obras de referência. Serão também apresentados os resultados de um Estudo de Caso, que tem por título “Factualidade do Jornalismo Impresso em Portugal” – um questionário, realizado a 174 pessoas.
Journalism is a form of knowledge, of truth transmission, but the truth within Journalism, besides being subjective, can be manipulated and directed in a sense of interests, whether political, economic, or social. Factuality, which must be accurately reported, is manipulated by several factors until it reaches the receiving phase. For this reason, it’s intended to understand how objectivity and impartiality are seen in journalism and how the approach of a certain subject limits the reader's understanding, and may compromise the credibility of the news and the media itself. The work done in both the Jornal de Notícias and the Público will also be reported and presented, clarifying the histories, distinctions and controversies of both printed newspapers, based on a theoretical research based on reference works. It will also present the results of a Case Study, entitled "Factuality of Printed Journalism in Portugal" - an Inquiry, conducted to 174 people.
Descrição
Palavras-chave
Jornalismo , Factualidade , Objetividade , Credibilidade , Imparcialidade
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