Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9058
Title: Técnicas e Tecnologias usadas na produção de Conteúdos 3D
Authors: Evangelista, Luís Filipe Carvalho
Advisor: Sousa, Joaquim João Moreira De
Keywords: 3D
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Técnicas de Modelação
Texturização
Realidade Virtual
Issue Date: 5-Dec-2018
Abstract: Neste relatório final de estágio está relatado todo o trabalho desenvolvido, assim como toda a experiência e competências adquiridas durante nove meses na empresa “Sketchpixel”, sediada na cidade de Braga e especializada na produção de conteúdos 3D e novas tecnologias. Ao longo desta experiência existiu a oportunidade de aplicar e desenvolver técnicas de trabalho através da participação em diversos projetos de diversas áreas distintas, que são usualmente aplicadas pelo Generalista 3D, começando na modelação de objetos, passando pela texturização e iluminação dos mesmos e acabando no processamento da imagem final, conhecido por render. Além disso, o estágio permitiu também aplicar, desenvolver e aperfeiçoar o conhecimento teórico e prático de tecnologias que são usualmente utilizadas em todo o processo, desde o 3D Studio Max e o Blender, no que diz respeito à criação dos conteúdos, Adobe Photoshop e Adobe Illustrator tanto na texturização como pós-produção, o motor de render Vray, para o processamento da imagem final, e o Unity no que diz respeito ao desenvolvimento de ambientes virtuais e elementos para realidade aumentada. Desta forma, pretende-se com este relatório, mostrar a importância que este estágio e todo o seu meio envolvente tiveram para o desenvolvimento como futuro trabalhador na área e também para a obtenção do grau de mestre.
In this final report is related all the work developed, as well as all the experience and skills acquired during nine months in the company "Sketchpixel", headquartered in the city of Braga and specialized in production of 3D and new technologies. Throughout this experience there has been the opportunity to apply and develop work techniques through participation in several different areas, which are usually applied by 3D Generalist, starting with object modeling, texturing and lighting, and finishing in the rendering of the final image, known as render. In addition, the internship has also enabled us to apply, develop and improve the theoretical and practical knowledge of technologies that are commonly used throughout the process, from 3D Studio Max and Blender, in terms of content creation, Adobe Photoshop and Adobe Illustrator for both texturing and post-production, the Vray rendering engine for final image processing, and Unity for development of virtual environments and augmented reality elements. In this way, it is intended with this report, to show the importance that this stage and all its surroundings had for my development as a future worker in the area and also for obtaining the master's degree
Description: Relatório submetido à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para cumprimento dos requisitos necessários à obtenção do grau de Mestre em Multimédia
URI: http://hdl.handle.net/10348/9058
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DENG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado



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