Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9088
Title: Relatório de atividade profissional educação física e desporto escolar no Arquipélago dos Açores
Authors: Quitério, Vítor Manuel Filipe
Advisor: Saavedra, Francisco José Félix
Keywords: Escola
Ensino-Aprendizagem
Educação Física
Desporto Escolar
Issue Date: 6-Nov-2018
Abstract: O presente documento tem como intuito dar a conhecer o trabalho que desenvolvemos essencialmente, ao longo dos últimos anos, enquanto professores de educação física, e sobre o qual foi realizada uma reflexão crítica do trabalho desenvolvido, não só na lecionação, mas também no exercício dos cargos que nos foram atribuídos. Complementando o relatório foi realizado um levantamento descritivo que objetiva mostrar a realidade do Arquipélago dos Açores, no que diz respeito à Educação Física e ao Desporto Escolar, no Ensino Regular. Aqui demonstramos uma realidade desconhecida e que exporá ideias ou projetos que poderão ser aplicados em Portugal Continental ou na Região Autónoma da Madeira. Este análise também poderá servir para detetar possíveis falhas ou sugerir situações de melhoria, de forma a corrigir e/ou melhorar o ensino da educação física na Região Autónoma dos Açores. Notoriamente os professores de Educação Física devem, cada vez mais, refletir sobre a sua prática letiva, reagindo e atuando sobre ela, adaptando o ensino às necessidades dos seus alunos. Os docentes devem estar dispostos para aceitar os desafios futuros, evoluindo a sua prática letiva. A Educação Física é a única disciplina que é lecionada desde o Pré-Escolar até ao Ensino Secundário, no entanto e apesar de ser reconhecida a sua importância, esta nem sempre segue as recomendações emanadas pelas principais Organizações Internacionais
The purpose of this document is to make known the work that we have developed essentially during the last years as teachers of physical education, and on which a critical reflection of the work developed, not only in teaching but also in the exercise of the positions that have been assigned to us. Complementing the report was a descriptive survey that aims to show the reality of the Archipelago of the Azores, with respect to Physical Education and School Sport, in regular education. Here we demonstrate an unknown reality and that will expose ideas or projects that can be applied in Mainland Portugal or in the Autonomous Region of Madeira. This analysis may also serve to detect possible failures or suggest improvement situations in order to correct and / or improve the teaching of physical education in the Autonomous Region of the Azores. Notoriously, Physical Education teachers should increasingly reflect on their learner practice, reacting and acting on it, adapting teaching to the needs of their students. Teachers must be willing to accept future challenges, evolving their teaching practice. Physical Education is the only discipline that is taught from pre-school to high school, however, and although its importance is recognized, it does not always follow the recommendations issued by the main International Organizations.
Description: Dissertação de Mestrado em ensino de educação física nos ensinos básico e secundário apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/9088
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Vitor Quitério.pdf3,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.