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Título: O mapeamento do fluxo de Valor na otimização de processos administrativos
Autor: Santos, Mara Elisabete Gregório dos
Orientador: Rainho, Maria José de Matos
Palavras-chave: Mapeamento do fluxo de valor
Pensamento Lean
Administração Pública
Data: 18-Jan-2019
Resumo: A modernização na Administração Pública tem sido fortemente discutida na atualidade, dadas as exigências cada vez maiores por um serviço mais eficaz e eficiente. Neste contexto surge o Lean que tendo origem na indústria, os resultados de sucesso alcançados levou à expansão dos seus ramos de atuação para outros sectores nomeadamente os serviços, e recentemente sendo aplicado ao nível do setor público, como comprovam estudos recentes, da sua aplicabilidade e o seu sucesso. A presente dissertação descreve um estudo de caso desenvolvido no Departamento de Desporto do Município de Lamego. Este pretende analisar um processo administrativo em detalhe, as requisições internas de aquisição (RQI), através do uso da ferramenta Value Stream Mapping (VSM) para mapear o fluxo de valor do processo atual e propor melhorias futuras, identificando desperdícios de tempo, promovendo a sua redução ou até mesmo eliminação e permitindo consequentemente a melhoria contínua. São efetuadas observações diretas, análise documental e entrevistas informais aos colaboradores, com o intuito de identificar problemas. No que concerne à revisão de literatura, foram selecionadas publicações científicas contendo, o Value Stream Mapping, Lean na Administração Pública. Os resultados mostram que na área administrativa, vários são os fatores que influenciam a duração e o desperdício no processo de RQI, a maior dificuldade deve-se à grande diversidade de tarefas e à aversão à mudança por parte dos colaboradores. Ganhos de eficácia são esperados se as sugestões apresentadas forem implementadas, os processos seriam mais precisos e o resultado seria obtido mais rapidamente e sem erros. Com a eliminação de atividades que não agregam valor, é expetável a redução do tempo total do processo em cerca de 65%.
Modernization in Public Administration has been strongly discussed today, given the increasing demands for a more effective and efficient service. In this context, Lean emerges in the industry sector, and the successful results have led to its expansion to other sectors, namely services and recently applied in the public sector, as recent studies indicate, proving its applicability and success. The present dissertation describes a case study developed in the Sports Department of the Municipality of Lamego. The purpose of this paper is to analyze a detailed administrative process, the Internal Requests for Acquisition (RQI), using the Value Stream Mapping (VSM) tool to map the value stream of the current process and propose future improvements, identifying time wasters, reducing or even eliminating it and thus allowing continuous improvement. Direct observations, documentary analysis and informal interviews to the employees are carried out with the aim of identifying problems. Regarding the literature review, we selected scientific articles containing Value Stream Mapping and Lean in Public Administration. The results indicate that in the administrative area, several factors influence duration and time waste in the RQI process, the greatest difficulty lies on the amount of tasks and the aversion to change by the employees. Efficiency gains are expected if the suggestions presented are implemented, the processes would be more accurate and the result would be obtained more quickly and without flaws. With the elimination of activities that do not add value, it is possible to reduce the total process time by about 65%.
Descrição: Dissertação de Mestrado em Gestão Empresarial apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/9115
Tipo de Documento: Dissertação de Mestrado
Aparece nas colecções:DESG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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