Arte, visibilidade e interatividade: um novo jeito para a apreciação da imagem

Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
A presente pesquisa buscou investigar o potencial da inserção dos Museus Virtuais no processo de ensino/aprendizagem de Artes Visuais nas escolas públicas de Roraima. As perguntas que nortearam as ações em campo foram as seguintes: Como as TIC podem contribuir para o ensino de Artes Visuais? Neste processo esse recurso me ensina em quê? Me ajuda em quê? Faz melhor do que outro em quê? Foram considerados, também, outros fatores como: custos, atratividade, acessibilidade e alternativas de usos em outros contextos. A hipótese que sustenta este trabalho corrobora para a promoção do ensino por meio das TIC em época da cultura digital. Buscamos compreender como a escola atual incentiva o uso das TIC durante o processo de ensino/aprendizagem. Assim, utilizamos a pesquisa qualitativa. Demonstramos no decorrer da pesquisa, como as TIC se mostram fortes aliadas à educação, contribuindo para que o aluno seja um sujeito ativo e reflexivo e que a partir dos ensinamentos sejam encaminhados para tomar uma postura crítica. Percebemos que a internet proporciona a criação de plataformas que coincidem com a promoção deste processo, sendo o espaço ideal para a criação de plataformas online, que podem ser disponibilizadas gratuitamente e que fazem parte do mundo atual dos alunos. O número de Museus Virtuais disponibilizados gratuitamente na web, é um ponto positivo no que concerne a possibilitar experiências inovadoras aos alunos, permitindo à eles uma aula diferenciada, interligando saberes da arte antiga por meio de tecnologias contemporâneas. Para além disso, são espaços que permitem o desenvolvimento do ensino/aprendizagem em vários níveis, dentre eles: emocional, cognitivo e socio-cultural. A interatividade que o espaço proporciona também é atrativa para os alunos, fazendo com que as experiências sejam mais um espaço lúdico e construtivo, e a partir disso, capazes de elevar o senso crítico e a expressão artística de cada um.
The present research sought to investigate the potential of the insertion of Virtual Museums in the process of teaching / learning Visual Arts in the public schools of Roraima. The questions that guided the actions in the field were the following: How can ICT contribute to the teaching of Visual Arts? In this process does this feature teach me in what? Help me in what? Does it do better than another in what? Other factors such as costs, attractiveness, accessibility and alternatives of uses in other contexts were also considered. The hypothesis that supports this work corroborates the promotion of teaching through ICT in the epoch of digital culture. We seek to understand how the current school encourages the use of ICT during the teaching / learning process. Thus, we use qualitative research. We demonstrate in the course of the research how ICT are strong allied to education, contributing to the student being an active and reflexive subject and from the teachings are guided to take a critical stance. We realize that the Internet provides the creation of platforms that coincide with the promotion of this process, being the ideal space for the creation of online platforms, which can be made available freely and that are part of the current world of the students. The number of Virtual Museums available free on the web is a positive point in terms of enabling innovative experiences for students, allowing them a differentiated class, linking knowledge of ancient art through content technologies. In addition, they are spaces that allow the development of teaching / learning in several levels, among them: emotional, cognitive and socio-cultural. The interactivity that space provides are also attractive for students, making the experiences more playful and constructive space, and from there, capable of raising the critical sense and the artistic expression of each one.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação área de Especialização em Comunicação e Tecnologia Educativas apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Arte e Tecnologia , Ensino/Aprendizagem , Museus Virtuais , TIC
Citação