Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9123
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorSilva, Maria Helena Ribeiro dos Santospt_PT
dc.contributor.authorSilva, Jassynara Moraes dapt_PT
dc.date.accessioned2019-03-07T15:28:40Z-
dc.date.available2019-03-07T15:28:40Z-
dc.date.issued2019-01-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9123-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Ciências da Educação – especialização em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douropt_PT
dc.description.abstractA realização desta dissertação consiste em uma pesquisa sobre o perfil do Supervisor Ninense: a perceção de supervisores e professores. Tem como principal objetivo caracterizar o perfil do Supervisor Pedagógico na sua atuação pedagógica, face aos professores em formação de acordo com as percepções dos professores e Supervisores Pedagógicos. A revisão da literatura abordou estudos realizados sobre a Supervisão Pedagógica, seus fundamentos legais, funções e o papel que o supervisor exerce. Os participantes do estudo foram quatro professores e três supervisoras pedagógicas do município de Nina Rodrigues-Ma. Para essa pesquisa foi adotada uma metodologia qualitativa,a técnica utilizada para a recolha de dados, foi a entrevista semi –estruturada, aplicada aos professores e aos supervisores.O tratamento de dados consistiu na análise do conteúdo das respostas dadas pelos participantes às diferentes questões colocadas. A análise dos resultados da pesquisa, permite concluir que o trabalho de Supervisão Pedagógica no município não se enquadra ao conceito atual da Supervisão Pedagógica, segundo o que os teóricos Saviane ( 2010) Libâneo (2004) Rangel (2004) Schön (1997) e a legislação Brasileira defendem para o perfil dos Supervisores Pedagógicos. As supervisoras Pedagógicas não fazem o acompanhamento nas escolas, os professores confirmam isso ao serem entrevistados ,transparecendo em seus relatos o quanto se sentem sem orientação pedagógica em sala de aula e como almejam alguém que os acompanhem e contribua para a melhoria das suas práticas e para o seu desenvolvimento profissional. As conclusões obtidas foram essenciais para a existência de um perfil caracterizado para o supervisor pedagógico, pois este é um profissional da área da educação, que tem suas funções, obrigações e que deve cumpri-las, cabe a ele o conhecimento e a eventual prática para cumprir o seu papel.pt_PT
dc.description.abstractThe accomplishment of this dissertation consists of a research on the profile of Supervisor Ninense: the perception of supervisors and teachers. Our study aims to characterize the profile of Pedagogical Supervisor in its pedagogical performance, in relation to the teachers in formation according to the perceptions of teachers and Pedagogical Supervisors. The literature review addressed studies carried out on Pedagogical Supervision, its legal bases, functions and the role that the supervisor exercises. Given the immense challenges that the Pedagogical Supervision professional has in his action, he is given complex functions of support and partnership with the teacher. The study participants were four teachers and three pedagogical supervisors from the municipality of Nina Rodrigues-Ma. For this research a qualitative methodology was adopted, the techniques used to collect data were the semi-structured interview, applied to teachers and supervisors. Data processing consisted of the analysis of the content of the answers given by the participants to the different questions posed . Through the results of this research, it was verified that the Supervision work in the municipality does not fit the current concept of Pedagogical Supervision. According to what theorists (Saviane: 2010; Libano: 2004; Rangel 2004, SCHON: 1997) defend and Brazilian legislation provides, the actions of the Pedagogical Supervisors stand apart that must be done. Pedagogical supervisors do not follow-up in schools, teachers confirm this when they are interviewed, revealing in their reports how they feel without pedagogical guidance in the classroom and how they want someone who accompanies them and contributes to the improvement of their practices and their professional development The conclusions obtained were essential to the existence of a profile characterized for the pedagogical supervisor, since this is a professional in the area of education, who has his functions, obligations and must comply with them, it is the knowledge and the possible practice for meet the get paper.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectSupervisão Pedagógicapt_PT
dc.subjectPapel do supervisorpt_PT
dc.subjectReflexãopt_PT
dc.titleO perfil do supervisor pedagógico Ninense: a perceção de supervisores e de professorespt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Jassynara Moraes da Silva.pdf694,61 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.