Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9128
Title: Tornar os alunos com deficit cognitivo mais competentes através de atividades desenvolvidas na Natureza
Authors: Santos, Mário Alberto Lages Fortes da Silva
Advisor: Mendes, Rui Manuel Sousa
Keywords: Outdoor training
inteligência emocional
alunos com necessidades educativas especiais
competências sociais e emocionais
Issue Date: 21-Jan-2019
Abstract: A sucessiva valorização científica dos estudos na área da inteligência emocional (IE) levou ao reconhecimento da sua importância nos vários contextos do desenvolvimento humano. Contudo, verificámos uma grande escassez de estudos científicos na temática da IE em crianças ou jovens com Necessidades Educativas Especiais (NEE). Na atual sociedade do conhecimento, verificamos a necessidade de formar jovens com capacidade de iniciativa, autónomos e independentes, com valores colaborativos, que não tenham unicamente capacidades curriculares, mas que desenvolvam o seu talento, alunos com competências de adaptação, autoestima, responsabilidade, gestão do stress, com capacidades sociais. Propomo-nos realizar, nesta investigação, um estudo de caso, com o principal objetivo demonstrar a importância da utilização de uma metodologia treino experiencial ao ar livre que tem como nome, outdoor training e testar a sua eficácia na aquisição e desenvolvimento de competências sócio emocionais em alunos, com dificuldades de aprendizagem com deficit cognitivo, postura emocional. As dificuldades de aprendizagem foram frequentemente atribuídas a deficits cognitivos, contudo, estudos recentes apontam a sua origem nos problemas de mau relacionamento da criança consigo própria ou com os outros, isto é, pode estar relacionado com a inteligência emocional. Deste modo, torna-se pertinente apurar o impacto da inteligência emocional face às dificuldades de aprendizagem bem como as estratégias a adotar, com o intuito de desenvolver ferramentas que possam traduzir e avaliar os fatores da inteligência emocional e com isso melhorar o desempenho escolar destas crianças. Este projeto de investigação incide sobre o estudo da importância da utilização deste tipo de ferramenta como uma mais-valia na aquisição e desenvolvimento de competências sociais e emocionais em alunos com NEE. A metodologia utilizada para este projeto de investigação foi o estudo de caso, sendo o caso escolhido o de um aluno com NEE, que frequenta uma escola, na Região Autónoma da Madeira
Successive scientific value of studies made in the field of emotional intelligence (EI) led to the recognition of its importance in various contexts of human development. However, we noticed a lack of scientific studies made on the subject of IE in children or youngsters with Special Educational Needs (SEN). In the current knowledge society, we see the need to train young people with initiative capacity, autonomous and independent, with collaborative values, that not only have curricular skills but also develop their talent, students with adaptation skills, self-esteem, responsibility, stress management, with social skills. Hence we propose to carry out this investigation, a case study with the primary objective to demonstrate the importance of using the outdoor training methodology for the acquisition and development of social emotional skills in students, with learning difficulties with cognitive deficit, emotional posture. Learning difficulties were often attributed to cognitive deficits, however, recent studies indicate its origin in bad child relationship problems with itself or with others, this is, it may be related to emotional intelligence. Thus, it is appropriate to ascertain the impact of emotional intelligence in the face of learning difficulties as well as the strategies to adopt in order to develop tools that can translate and evaluate the factors of emotional intelligence and thereby improve the academic performance of these children. This research project focuses on the study of the importance of using this type of tool as an asset in the acquisition and development of social and emotional skills to students with SEN. The methodology used for this research project was the case study, in this case of a student with special needs, who attends a school in Madeira.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/9128
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Mário Alberto Lages Fortes da Silva Santos.pdf3,14 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.