O educador de apoio como um novo olhar para a supervisão pedagógica: um estudo em Pernambuco

Data
2019-01-11
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Resumo
Este estudo tem o objetivo de apresentar o retrato do Supervisor Pedagógico que atende as escolas Estaduais de Pernambuco que durante este trabalho chama-se educador de apoio, desde sua trajetória inicial, os entraves e desafios, aspectos pouco tratados na literatura. O enquadramento teórico foi orientado partindo de um breve histórico da educação brasileira com o surgimento deste profissional seguindo para o contexto pernambucano e as mudanças que ocorreram na nomenclatura de supervisão pedagógica para educador de apoio. Considerando a função de educador de apoio como importante para o desenvolvimento da escola como um todo, a investigação realizada ressalta possibilidades e limites dessa atuação profissional diante do compromisso com a educação pública. Partindo da compreensão de que o educador de apoio pertence ao conjunto de meios que contribui para o crescimento escolar de maneira dinâmica e atualizada examinamos os conceitos de uma supervisão reflexiva e os cenários de supervisão que moldam os educadores de apoio no contexto escolar. Para tanto procedemos com análise de documentos: legislações, fontes: Diário Oficial, Arquivos da Secretaria de Educação do Estado, depoimentos e entrevistas com os educadores que exerceram a função no início e atualmente. Finalmente, diante do estudo realizado destacamos que o educador de apoio que atende as escolas de Pernambuco é um colaborador que luta pela garantia do seu espaço no contexto escolar e pelo reconhecimento como ser histórico, produtor de sua existência, em sua relação com o mundo e, portanto, promova uma realidade, que se faz a partir do ensino caracterizado num compromisso da educação para a cidadania.
This study aims at describing the profile of the typical education professionals who are now called “support educators”, and who were formerly called pedagogical supervisors in state schools in Pernambuco, Brazil, from 1978 to 2013, since such profile has not yet been found in the literature. Our theoretical framework includes firstly a brief history of Brazilian education and the emergence of this professional, then a description of the educational context of Pernambuco, and the circumstances that led to a change in the nomenclature from pedagogical supervisors to support educators. Considering the role of support educators as vital for the development of state schools as a whole, our research highlights the possibilities and limitations of these professionals vis-à-vis their commitment to public education. Based on the understanding that support educators are instrumental to school growth in a dynamic and current way, we examine the concept of insightful supervision and the different scenarios that shape the action of support educators in the school context. To do so, we undertake an analysis of official documents such as the so-called Diário Oficial, and other documents from the archives of the State Department of Education, as well as testimonies and interviews with the educators who have worked as support educators in the past and in the present. Finally, in view of the study that we carried out, we conclude that support educators who supervised state schools in Pernambuco are now fighting for their continuous existence in the school context and for their recognition as historically important beings in charge of their own existence, and of their relationship with the world. In fact, they are even responsible for creating an educational reality that is fundamentally based on their commitment to education and citizenship.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ciências da Educação Especialização em Supervisão Pedagógica apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
supervisão pedagógica , educador de apoio , formação
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