Utilize este identificador para referenciar este registo: http://hdl.handle.net/10348/9147
Título: Estudo de um sistema de inovação de gestão e formação profissional hospitalar contínua capitalizável: construção de um produto modelar de mobilização de competências em rede investigação-formação piloto SIG.FP.HCC
Autor: Moringa, Fátima Rodrigues Afonso
Orientador: Loureiro, Armando Paulo Ferreira
Rodrigues, João Bartolomeu
Monteiro, Maria João Filomena Dos Santos ...
Palavras-chave: Sistema de formação capitalizável
unidades capitalizáveis
lógica da competência
pedagogia da aquisição
pedagogia ativa
pedagogia do contrato
ALV
abordagens das aprendizagens ativas
metodologia combinatória qualitativa
Data: 27-Nov-2018
Resumo: A tese investigação-formação piloto SIG.FP.HCC é o resultado de um estudo setorial na saúde hospitalar sobre a referenciação, conceção, construção e produção de um sistema de fomação contínua capitalizável. É um estudo pioneiro e inovador na saúde em Portugal. O sistema de formação produzido é prospetivo, estruturado segundo a lógica da competência e articulado segundo a organização da unidade capitalizável. Articula o referencial de necessidades formativas assistenciais, funcionais e profissionais do sistema hospitalar organizacional, institucional e profissional, dos serviços da amostragem: medicina interna e ortopedia/traumatologia de um centro hospitalar da região do centro do país. O estudo permitiu antecipar as necessidades formativas funcionais em internamento e a produção do dispositivo e sistema formativo capitalizável, estabilizado, de gestão dinâmica e evolutiva, por perfis formativos funcionais de competências (perfis formativos de utilizador), com base no referencial da pedagogia da aquisição do conhecimento/estruturação das competências, da pedagogia ativa e da pedagogia do contrato. O Sistema de Formação Capitalizável em Internamento Hospitalar (SFC.IH) do estudo engloba, como produtos finais da investigação, os perfis de saída e o PIP.I, Perfil Interprofissional e Plurifuncional em Internamento. Além do quadro referencial central da pesquisa, acima mencionado, o estudo de campo e a produção do sistema formativo enquadram as abordagens da ALV, do cognitivismo, construtivismo e socioconstrutivismo e metodologia combinatória das ciências da educação e da formação profissional da atualidade.
The research-education thesis "SIG.FP.HCC" is the result of a study in the sector of hospital healthcare about conception, development and production of a capitalisable education program. It is a pioneer and innovative research for healthcare in Portugal. The training system created is prospective, structured following the competency approach and organised as capitalisable unit. It combines a reference of necessary trainings (care, operational and professional) of a corporate, institutional and professional hospital system. The sample services used for the study are the internal medical and orthopaedics/traumatology services of a hospital center in the central region of Portugal. The research made possible the anticipation of the practical trainings needed in hospital stay as well as the creation of a facility and stable capitalisable training system, of a dynamic and evolving management, by functional educational competencies profiles. Using as base reference to the pedagogy of the acquisition of knowledge/structure of competencies, to the active pedagogy and to the pedagogical contract. The system of capitalisable training in Hospital Stay (O Sistema de Formação Capitalizável em Internamento Hospitalar, SFC.IH) in the study, takes into count the exit profiles and the PIP.I (Perfil Interprofissional e Plurifuncional em Internamento, Interprofessional and plurifunctional profile in Hospital Stay) as final outcome of the research. In addition to the main referential framework of the research mentioned above, the field study and the creation of the training system take into account the lifelong learning approach, cognitivism, constructivism and socioconstructivism as well as the combined methodology of educational science and current professional training.
Descrição: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
URI: http://hdl.handle.net/10348/9147
Tipo de Documento: Tese de Doutoramento
Aparece nas colecções:DEP - Teses de Doutoramento
TD - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Fátima Rodrigues Afonso Moringa.pdf
  Restricted Access
10,43 MBAdobe PDFVer/Abrir Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Todos os registos no repositório estão protegidos por leis de copyright, com todos os direitos reservados.