Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9155
Title: As Ciências na Educação Pré-Escolar
Authors: Duarte, Bruna Melissa Rodrigues
Advisor: Rodrigues, Isilda Teixeira
Keywords: Ciências
crianças
ensino das ciências
pré-escolar
Issue Date: 23-May-2018
Abstract: O presente Relatório, essencial para a obtenção do Grau de Mestre em Educação Pré-escolar e Ensino do 1.º CEB, teve por base o estágio pedagógico realizado no Infantário de Vila Real e uma investigação realizada no âmbito das Ciências Naturais que envolveu um grupo de crianças de 5 anos de idade. Este estágio pedagógico foi iniciado no dia 13 de março de 2017 e terminou ao fim de 10 semanas. O estudo, por nós desenvolvido, pretendeu refletir sobre a importância das Ciências Naturais na Educação Pré-Escolar, bem como a sua influência no desenvolvimento pessoal, intelectual e social das crianças. O estudo foi de natureza quantitativa, no qual foi utilizado um questionário para recolha de dados. A amostra foi constituída por 18 crianças. O questionário foi aplicado em dois momentos, antes de desenvolvermos os conteúdos, denominado de pré-teste, e no fim do desenvolvimento dos conteúdos, chamado de pós-teste. Os resultados obtidos permitiram-nos concluir que o Ensino das Ciências Naturais na Educação Pré-escolar constitui uma importante abordagem capaz de motivar e melhorar a compreensão de fenómenos do dia-a-dia das crianças em idade pré-escolar. Para a realização deste estudo foram desenvolvidas várias atividades relacionadas com a Área de Conhecimento do Mundo, por esta ser uma área ligada às Ciências Naturais, como a observação e compreensão do que é um líquen, a germinação de plantas através da construção de um “relvinhas”, entre outras.
This Report, which is essential in order to achieve a Master’s Degree in Preschool and Elementary School Education, was based on the pedagogical internship undertaken at the Preschool of Vila Real and a research in the field of Natural Sciences involving a group of 5-year-old children. This pedagogical internship began on March 13, 2017 and was concluded 10 weeks later. The study, developed by us, aimed to reflect upon the importance of Natural Sciences in preschool education, as well as its influence on children’s personal, intellectual and social development. The study was quantitative, in which a questionnaire was employed to collect data and the sample consisted of 18 children. The questionnaire was applied at two moments: before addressing the contents, called pre-test; and at the end of the contents’ development, called the post-test. The results obtained allowed us to conclude that the teaching of sciences in Preschool is an important approach, capable of motivating and improving the understanding of everyday phenomena in preschool children. In order to carry out this study, several activities related to the Area of World Knowledge were developed, as this is a field linked to natural sciences, such as the observation and understanding of what a lichen is, the germination of plants through the construction of “grass heads”, among others.
Description: Relatório de Estágio de Mestrado em Ensino da Educação Pré-Escolar e Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/9155
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório Final de Estagio .pdf
  Until 2019-05-24
2,32 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.