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Title: A influência da experiência profissional na prática letiva do Ensino Não Formal através do trabalho projeto
Authors: Dias, Liliana Maria Pacheco Pinto
Advisor: Rodrigues, Isilda Teixeira
Keywords: Experiência profissional
Prática pedagógica
Necessidades Educativas Especiais
Ensino Cooperativo
Inclusão
Issue Date: 4-Feb-2019
Abstract: O presente relatório de atividade profissional constitui uma reflexão sobre a implementação de medidas educativas relativas aos alunos da Educação Especial inseridos no Sistema Educativo da região Continental e da Região Autónoma dos Açores, onde assenta a nossa prática pedagógica neste momento. Efetuámos também uma análise referente à implementação de projetos colaborativos, desenvolvidos segundo uma metodologia trabalhoprojeto na sala de aula, procurando perceber o impacto que estas mudanças têm numa sala de aula com diversas tipologias de necessidades dos alunos. Refletimos ainda sobre as estratégias e metodologias utilizadas no decurso da nossa prática pedagógica. Procurámos evidenciar o trabalho desenvolvido ao nível de projetos colaborativos e cooperativos, os desafios implícitos no desenvolvimento profissional docente, relacionados com práticas reflexivas, com a necessária formação contínua frequentada e com a consequente atualização científica e pedagógica da docente. Apresentamos também alguns projetos, conciliando a educação não formal com a formal, e funções desempenhadas nas escolas onde foi sendo vivenciada a nossa prática pedagógica, procedendo ao respetivo enquadramento legal fazendo uma breve análise e reflexão crítica. Por último procede-se a um balanço sobre a influência da experiência profissional no desempenho da prática pedagógica e quais as expectativas existentes relativamente à expansão da prática docente a um novo ciclo de ensino. Destacamos a importância que a realização deste relatório terá futuramente na nossa vida profissional, uma vez que, nos permitirá evoluir e aprofundar os nossos conhecimentos ao nível da área de Português, História e Geografia de Portugal no 2.º ciclo. Ansiamos desenvolver atividades de metodologia de trabalho projeto com alunos inseridos num ciclo de escolaridade mais avançado, onde terão maior autonomia para trabalhar colaborativamente, incluindo seguramente os alunos com necessidades educativas especiais inseridos nas suas turmas.
This report of professional activity is a reflection on the implementation of educational measures concerning Special Education students that are enrolled in the Educational System of the continental portuguese mainland and the autonomous region of the Azores, where our pedagogical practice now belongs. We performed an analysis concerning the implementation of collaborative projects, developed by a work-project methodology in the classroom, aiming to understand the impact that these changes have in the classroom with several student typologies. We still reflected on the strategies and methodologies used in the course of our pedagogical practice. We seek to evidence the developed work at the cooperative and collaborative projects level, the implicit challenges in the teacher professional development, related with reflexive practices, with the expected continuous training and with the consequent pedagogical and scientific academic update of the teacher. We present also some projects by conciliating non-formal education with the formal education, and the functions performed at the schools where our pedagogical practice was being experienced, proceeding to the respective legal framework by doing a brief critical analysis and reflection. Finally, we proceed to a final balance about the professional experience influence of the pedagogical practice and which are the expectations concerning the teaching practice expansion to a new teaching cycle. We highlight the importance that the production of this report will have in the future of our professional life, once it will allow us to evolve and to deepen our knowledge in the curricular units of Portuguese, History and Geography of Portugal at the 2nd Cycle. We look forward to develop activities of work project methodology with the enrolled students in a more advanced cycle of education, where they will have a greater autonomy to work collaboratively, surely including the students with special educational needs that are enrolled in their classes.
Description: Mestrado em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/9243
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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