Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9286
Title: Qualidade de vida em estudantes do curso de licenciatura em enfermagem: relação com as características sociodemográficas e nível de atividade física
Authors: Pinto, Marinela Amparo
Advisor: Carvalho, Amâncio António De Sousa
Keywords: Qualidade de vida
Fatores
Atividade física
Estudantes de enfermagem
Issue Date: 4-Feb-2019
Abstract: Introdução: A entrada no ensino superior resulta muitas vezes num processo de transição difícil para o jovem adulto, pois acarreta diversas alterações que se encontram muitas vezes associadas ao desenvolvimento de comportamentos que colocam em risco a saúde e a qualidade de vida (QdV) dos jovens adultos. Tem havido um aumento do interesse por parte da comunidade científica, em estudar o nível de atividade física (NAF) dos estudantes universitários, dado que esta fase da sua vida é considerada determinante, precisamente por ser na mesma em que são consolidados comportamentos e hábitos de vida que contribuirão para um futuro com QdV e saúde. Objetivo: Analisar a relação entre a QdV e as características sociodemográficas e o NAF, dos estudantes do Curso de Licenciatura em Enfermagem, de uma escola do norte do país. Metodologia: Trata-se de um estudo descritivocorrelacional, observacional e transversal, com uma amostra constituída por 289 estudantes, a quem foi aplicado um questionário, que integrava as escalas WHOQOL-Bref para avaliar a QdV e o Questionário Internacional de Atividade Física para mensurar o NAF. O tratamento de dados foi efetuado através do software Statistical Package for the Social Sciences (SPSS), tendo recorrido à estatística descritiva e inferencial. O nível de significância que adotamos foi de 5%. Resultados: No total da amostra de estudantes (n= 289), a maioria era do sexo feminino (77%), enquadrava-se no grupo etário dos 20-21 anos (40,5%), era solteira (95,5%) e o maior grupo foi classificado na classe média (39,4%). A média da idade era de 21,29 ± 4,398 anos, a idade mínima 18 anos e a máxima de 53 anos. Observamos que 41,9% dos estudantes detinha um NAF moderado. O domínio físico era o que apresentava a média mais baixa (52,24±10,26) e o domínio relações sociais a mais elevada (71,49±17,14). A nédia da faceta geral foi de 74,26±13,03 e a QdV Global de 63,48±10,64. A QdV Global diferia entre os sexos (t: p<0,003) Não se verificaram diferenças estatísticas significativas entre a QdV Global e o NAF (ANOVA: p≥0,419). Discussão: As características sociodemográficas e o NAF são muito semelhantes aos obtidos noutros estudos, a nível nacional e internacional, assim como o nível de QdV. A não existência de relação entre o NAF e a QdV Global e os domínios não está em consonância com outros estudos. Conclusões: A QdV Global da amostra de estudantes pode considerar-se boa e o NAF moderado, muito semelhantes aos valores obtidos por outros estudos. Constatou-se existir relação entre a QdV Global e o sexo, mas não com a NAF, em oposição a outros estudos. É importante que os estabelecimentos de ensino superior estejam conscientes do seu papel na formação, que não deverá ser apenas técnica, mas uma formação holística dos seus estudantes.
Introduction: Entry into higher education often results in a difficult transition process for the young adult because it entails several changes that are often associated with the development of behaviors that endanger the health and quality of life (QoL) of young adults. There has been an increase in interest on the part of the scientific community in studying the level of physical activity (LPA) of university students, given that this phase of their life is considered decisive precisely because it is in the same way that behaviors and habits of life are consolidated that will contribute for a future with QoL and health. Objective: To analyze the relationship between the Qol and sociodemographic characteristics and the LPA of undergraduate nursing students from a school in the north of the country. Methodology: This is a descriptive-correlational, observational and cross-sectional study with a sample of 289 students, who were asked to question the WHOQOL-Bref scale to evaluate QoL and Questionnaire International Physical Activity Index to measure the LPA. The data treatment was carried out through the Statistical Package for the Social Sciences (SPSS) software, using descriptive and inferential statistics. The level of significance we adopted was 5%. Results: In the total sample of students (n = 289), the majority were female (77%), were in the 20-21 age group (40.5%), were single (95.5%) and the largest group was classified in the middle class (39.4%). The mean age was 21.29 ± 4.398 years, the minimum age was 18 years and the maximum was 53 years. We observed that 41.9% of the students had a moderate LPA. The physical domain had the lowest mean (52.24 ± 10.26) and the highest social relations domain (71.49 ± 17.14). The mean of the general facet was 74.26 ± 13.03 and the global QoL of 63.48 ± 10.64. The global QoL differed between the sexes (t: p<0.003) There were no statistically significant differences between QoL and LPA (ANOVA: p≥0.419). Discussion: The sociodemographic characteristics and the LPA are very similar to those obtained in other studies, nationally and internationally, as well as the level of QoL. The absence of a relationship between the LPA and the global QoL and domains is not in line with other studies. Conclusions: The overall QoL of the student sample may be considered good and the LPA moderate, very similar to the values obtained by other studies. There was a relationship between QoL and sex, but not with LPA, as opposed to other studies. It is important that higher education institutions are aware of their role in training, which should not only be technical but holistic training of their students
Description: Dissertação de Mestrado em Enfermagem Comunitária
URI: http://hdl.handle.net/10348/9286
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DESMC - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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