Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9290
Title: A observação como técnica de avaliação do processo de aprendizagem nos 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
Authors: Valadares, Andreia Catarina Ribeiro
Advisor: Ferreira, Carlos Alberto Alves Soares
Keywords: avaliação formativa
observação
instrumentos de observação
Issue Date: 15-Feb-2019
Abstract: A avaliação formativa assume um papel fundamental e estratégico na melhoria e na gestão do processo de ensino e de aprendizagem (Santos, 2008). Desta forma, colocála em prática será uma mais valia para todo o processo de aprendizagem dos alunos. O presente relatório de estágio visa apresentar e refletir sobre a prática da observação dos processos de aprendizagem dos alunos durante a prática de ensino supervisionada no 1.º Ciclo do Ensino Básico e no 2.º Ciclo do Ensino Básico nas disciplinas de História e Geografia de Portugal e Português. Em ambos os ciclos de ensino foi possível colocar em prática a modalidade da avaliação formativa através da prática da observação e com recurso a instrumentos. Aliar a investigação teórica à prática de ensino supervisionada realizada, tendo em conta o tema em análise, permitiu verificar que colocar em prática as técnicas e os instrumentos de observação no contexto da avaliação formativa é fundamental para a deteção de dificuldades dos alunos, para a intervenção atempada nessas mesmas dificuldades e para a avaliação de comportamentos/atitudes.
The formative evaluation assumes a fundamental and strategic role in the improvement and management of the teaching and learning process (Santos, 2008). In this way, putting it into practice will add value to the entire learning process of the students. This internship report aims to present and reflect on the practice of observing the learning processes of students during supervised teaching practice in the 1st Cycle of Basic Education and in the 2nd Cycle of Basic Education in the subjects of History and Geography of Portugal and Portuguese. In both teaching cycles it was possible to put into practice the formative evaluation modality through the practice of observation and using instruments. Allying the theoretical research to the practice of supervised teaching carried out, taking into account the subject under analysis, allowed to verify that putting in practice the techniques and the instruments of observation evaluation in the context of the formative evaluation is fundamental for the detection of difficulties of the students, for the timely intervention in these same difficulties and for the evaluation of behaviors / attitudes.
Description: Relatório Final da Prática de Ensino Supervisionada em Ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º Ciclo do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/9290
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Catarina Ribeiro Valadares.pdf12,08 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.