Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9311
Title: A evasão na educação à distância no Brasil: o curso de administração da UFC
Authors: Magalhães Filho, Maurício Feijó Benevides de
Advisor: Escola, Joaquim José Jacinto
Keywords: Evasão
Educação a Distância
Universidade Federal do Ceará
Issue Date: 23-Jan-2019
Abstract: A evasão na educação à distância no Brasil constitui-se atualmente no principal desafio a ser enfrentado, uma vez que tem causado grandes prejuízos que vão desde a ociosidade de recursos, desperdício de verbas até o fechamento de cursos. O problema é agravado pela existência de poucas pesquisas sobre o assunto e pela inexistência de uma política nacional de combate à evasão. Esta pesquisa investiga os fatores que influenciaram a evasão de alunos do Curso de Administração, ministrado na modalidade à distância pelo Instituto UFC Virtual, da Universidade Federal do Ceará. Utilizou-se a metodologia de pesquisa de campo qualitativa-quantitativa, do tipo estudo de caso, tendo sido efetuadas pesquisas bibliográficas, documental, webgráficas e de campo. Traçou-se o perfil sócio-economico do aluno evadido, constatando-se como principais motivos para a evasão a falta de tempo para estudar, desconhecimento do modelo de educação à distância e problemas pessoais. Surgiu, contudo, um novo fator, ainda não considerado pela literatura: dificuldade dos alunos em comparecer a atividades e exames presenciais.
Dropping out in distance education courses has caused losses ranging from idle personal and material resources of the institutions until the closure of these courses with many students. In addition, the problem is aggravated due to the work of combating the dropping out of students in this mode of teaching. There is an effective policy to combat dropout in distance education courses which has been increasing significantly in recent years. This study was to investigate the factors that influenced the dropout of students of the Instituto UFC Virtual's Administration Distance Education Course. The data collection method used was quantitative and qualitative research; also, documentary and bibliographic researches were made, web graphics research and field research. Results show that the main cause why students drop out is related to Higher Education institution. Problems such as behavior linked directly to dissatisfaction with the face-to-face meetings
Description: Tese de Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/9311
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:DEP - Teses de Doutoramento
TD - Teses de Doutoramento



FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.