Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9349
Title: Marketing de vinhos do Douro – Uma proposta para mudança de paradigma
Authors: Seixas, Maria Helena Rebelo de
Advisor: Martins, José Luís Bandeira Rodrigues
Ribeiro, Fábio Fonseca
Keywords: vinho
região demarcada do Douro
marketing
evolução
Issue Date: 26-Apr-2019
Abstract: Assim como noutras áreas, o marketing tem vindo a evoluir de maneira notória, em especial no contexto digital, com a inserção de aplicações e outros dispositivos. Como tal, várias empresas têm vindo a acompanhar esta evolução para poderem reposicionar algumas das suas técnicas de marketing. Uma dessas áreas é o negócio do Douro, dos vinhos e de outros produtos oriundos desta região. Sendo uma das mais ricas de Portugal e pelo facto de os vinhos do Douro serem cada vez mais vendidos e/ou desejados nos outros países (e até continentes), é necessário que a sua evolução acompanhe os avanços tecnológicos. É necessário, por isso, averiguar, primeiro, se realmente estão a ser feitas alterações neste vasto negócio e quais são os seus principais desafios, tratando-se de um negócio ancestral. Para conclusões serem atingidas, será necessário investigar junto de profissionais da área, desde enólogos até produtores de vinho, através de entrevistas e pesquisar mais sobre a região demarcada do Douro, através de estatísticas e de dados recolhidos de outras fontes. A empresa selecionada é a VINIDEAs, uma das principais responsáveis pela organização de eventos (desde provas de vinhos a seminários) e divulgação do vinho português. Pretende-se descobrir e investigar de perto como um profissional de marketing trabalha junto de produtores ou mesmo junto de outras empresas semelhantes de outros países. Inicialmente, irá ser apresentada a VINIDEAs e as tarefas realizadas na empresa, seguido das motivações e da reflexão crítica. Posteriormente será apresentado o tema da tese, “Marketing de vinhos do Douro - Uma proposta para mudança de paradigma”, mostrando uma breve pesquisa sobre o marketing atual, uma ligação a empresas como a VINIDEAs e a apresentação de uma nova proposta de marketing mais atual, acompanhado de respostas de profissionais vinícolas. Por fim serão apresentadas as conclusões acerca do tema e do que se aprendeu no estágio.
Just like how it happens in many areas, marketing has been evolving in a remarkable manner, in particular digitally and with the development of applications and other devices. As such, many companies have been keeping track of this evolution to make some sort of a new layout of marketing. One of those areas is the trade of the Douro, of the wines and other products originated of that region. Being one of the richest in Portugal and for the fact of the Douro wines being even more sold or wanted in other countries (even continents), it is necessary to exist more of this evolution. So, it is needed to check, at first, if such changes are truly being made in this vast business and what are their main challenges, being an ancient trade. To reach conclusions, it will be necessary to investigate near professionals of the area, from oenologists to wine producers, through interviews and research more about the demarcated region of Douro, through statistics and collected data from other sources. The chosen company is VINIDEAs, one of the main responsible for the event organization (from wine tasting to seminars) and disclosure of the Portuguese wine. It is intended to discover and investigate closely how a marketing professional works alongside winemakers or even along with other similar companies from other countries. First, VINIDEAs will be introduced along with the tasks made, followed by the motivations and critical reflection. Next the chosen theme will be introduced, “Marketing of Douro wines – a proposal of paradigm change”, showcasing a brief research about the current marketing, a connection to companies like VINIDEAs and the presentation of a new marketing proposal more updated, accompanied by answers provided from winemaking professionals. Last but not least conclusions about the theme and subjects learnt in the internship will be presented.
Description: Relatório de Estágio em Ciências de Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10348/9349
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DLAC - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio.pdf
  Until 2020-04-27
3,26 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.