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Title: Valores: uma visão intercultural em estudantes no Ensino Superior
Authors: Rodrigues, Inês Wilton Pereira da Silva
Advisor: Cardoso, Francisco Manuel Dos Santos
Keywords: valores
mobilidade académica
ensino superior
questionário PVQ-RR
Issue Date: 22-Mar-2019
Abstract: As pessoas apresentam uma estrutura de valores motivacionais que orienta o seu comportamento ao longo da vida. Baseado na existência destes valores humanos, organizados num contínuo motivacional, foi realizado um estudo intercultural acerca das vivências académicas e do perfil de valores em estudantes do ensino superior numa Instituição de Ensino Superior em Portugal no ano académico de 2016/2017. Participaram 333 estudantes, a maioria do género feminino (64%), com a média de idade de 24 anos (amplitude, de 18 a 68 anos), pertencentes a 44 países de 4 continentes (Europa, África, Ásia, América Latina) e agrupados em 5 áreas académicas (Educação e Humanidades; Ciências Naturais, Engenharias e Tecnologias; Saúde; Gestão e Serviços). Do total de alunos inquiridos, 176 (53%) tiveram pelo menos uma experiência de mobilidade académica internacional, maioritariamente realizada no grau académico de licenciatura (69%). Os estudantes responderam a um inquérito composto por questões sociodemográficas e académicas e ainda por um questionário de Perfis de Valores Revisto PVQ-RR (Revised Portrait Values Questionnaire) de Shalom Schwartz. Os resultados obtidos diferenciam o género masculino por se identificar mais com o valor poder, comparando com o género feminino. Por sua vez, os alunos sem experiência de mobilidade académica deram maior importância ao valor segurança, comparativamente com os alunos que têm experiência de mobilidade. Comparando a estrutura de valores, segundo as áreas académicas, os resultados mostram que o valor poder é mais valorizado pelos alunos da área de Gestão e o valor benevolência pelos alunos da área da Educação. Através de técnicas de análise multivariada (PERMANOVA, ordenação MDS e pair-wise tests) foi ainda possível identificar diferenças significativas entre alunos dos diferentes continentes, nomeadamente entre; Europeus que valorizam mais o valor autocentração em comparação com alunos Africanos; Europeus que valorizam mais o valor hedonismo do que alunos Asiáticos; e ainda confirmar aspetos subjacentes à teoria dos valores humanos, caso dos grupos de valores adjacentes e opostos.
People have a motivational value structure that guides their lifelong behavior. Based on the existence of the human values, organized in a motivational continuum, it was carried out a cross-cultural study in the academic year 2016/2017, about the academic experiences and profile of higher education students from a Portuguese Higher Education Institution. A total of 333 students, mostly female (64%), with a mean age of 24 years (ranging from 18 to 68 years old), from 44 countries of four continents (Europe, Africa, Asia, Latin America) and grouped in 5 academic areas (Education and Humanities, Natural Sciences, Engineering and Technologies, Health, Management and Services) participated. From the total number of students surveyed, 176 (53%) had at least one experience of international academic mobility, mostly in the undergraduate degree (69%). The students answered a survey with a structure organized with sociodemographic and academic data questions and also the Schwarz Revised Portrait Values Questionnaire (PVQ-RR). The obtained results highlight differences for the male gender, since they tend to be more identified with the value of power regarding the female gender preference. At the same time, students with no academic mobility experience have given a higher importance to the value of safety, compared to students who have a mobility experience. Comparing the structure of values, according to the academic areas, the results show that the value power is most valued by the Management students and the value benevolence by the students of the Education field of studies. Through multivariate analysis techniques (PERMANOVA, MDS ordering and pair-wise tests) it was possible to identify significant differences between students from different continents, namely between: Europeans who value more self-direction value compared to African students; Europeans who value hedonism value characteristics more than Asian students; and still confirm aspects underlying the theory of human values, namely the groups of adjacent values and opposites.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia da Educação e do Desenvolvimento
URI: http://hdl.handle.net/10348/9366
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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