Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9371
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisorFonseca, Daniela Esperança Monteiro Dapt_PT
dc.contributor.authorMota, Elísio Manuel Ferreira Gomes dapt_PT
dc.date.accessioned2019-06-25T10:05:14Z-
dc.date.available2019-06-25T10:05:14Z-
dc.date.issued2019-04-08-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9371-
dc.descriptionRelatório de Estágio em Mestrado em Ciências da Comunicaçãopt_PT
dc.description.abstractAs direções de comunicação dos clubes de futebol são cada vez mais um assunto em voga nos temas dos órgãos de comunicação social. Estes departamentos têm assumido nos anos mais recentes do século XXI um nível de preponderância infindável e são, muitas vezes, os principais veículos de propagação da mensagem de um clube de futebol para o exterior. Esta investigação tem dois principais objetivos. Primeiro, pretende-se através da revisão da literatura, perceber as funções inerentes à direção de comunicação e de todos os conceitos que estão intimamente ligados a este tema. E em segunda instância é propósito do estudo perceber se os media têm influência nas estratégias comunicacionais que o FC Porto utiliza. No estudo, aplicou-se técnicas qualitativas e quantitativas. A nível qualitativo, escolheu-se realizar entrevistas a jornalistas e também a elementos da comunicação do FC Porto. Por outro lado, recorreu-se a técnicas quantitativas através da aplicação de um questionário. Do presente trabalho faz ainda parte uma descrição das atividades desenvolvidas durante o período de estágio no Departamento de Comunicação do FC Portopt_PT
dc.description.abstractThe football club’s communication directions are increasingly a hot topic in the media. These departments have assumed in the recent years of the 21st century an unprecedented level of preponderance and are often the main vehicles for spreading the message of a football club abroad. This research has two main objectives. First, it is intended through the literature review, to perceive the inherent functions of the communication direction and of all the concepts that are closely related to this theme. In second instance the purpose of the study is to understand if the media have influence on the communication strategies that FC Porto uses. In the study, qualitative and quantitative techniques were applied. At the qualitative level, it was decided to conduct interviews with journalists and also elements of FC Porto's communication. On the other hand, quantitative techniques were used through the application of a questionnaire. The present work also includes a description of the activities developed during the internship period in the Communication Department of FC Porto.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectFutebolpt_PT
dc.subjectDireção de Comunicaçãopt_PT
dc.subjectFC Portopt_PT
dc.titleA direção de comunicação e as estratégias do FC Portopt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Relatório de Estágio - Elísio Mota (Versão Final).pdf4,23 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.