Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9385
Title: Ensinar matemática no 2.º Ciclo do Ensino Básico a partir da história da matemática: uma proposta de intervenção
Authors: Silva, Verónica Sampaio da
Advisor: Aires, Ana Paula Florêncio
Keywords: História da Matemática
2.º Ciclo de Ensino Básico
Issue Date: 29-Sep-2017
Abstract: Os conhecimentos em História da Matemática permitem compreender melhor como chegámos aos conhecimentos atuais, o porquê porque que se ensina este ou aquele conceito (Schender, 2013). A História da Matemática é um importante recurso para o processo de ensino e aprendizagem da Matemática, pois através desta ferramenta, o professor pode desenvolver nos alunos atitudes e valores positivos em relação à Matemática. A integração da História da Matemática no ensino da disciplina de Matemática, em particular no 2.º Ciclo do Ensino Básico, em contexto de sala de aula, permite proporcionar ao professor uma nova metodologia de trabalho e motivação para os alunos (Souza,Victer, & Lopes, 2013). Assim, podemos dizer que a História da Matemática facilita o processo de ensino e de aprendizagem, pois, ao terem conhecimento como foram surgindo os conceitos matemáticos e percebendo a sua ligação com as necessidades sociais e culturais dos povos, os alunos passam a compreender melhor tais conceitos dando significados à aprendizagem matemática. Esta ideia é defendida por D’Ambrósio (1996) quando afirma que: Somente através de um conhecimento aprofundado e global de nosso passado é que poderemos entender nossa situação no presente e, a partir daí, ativar nossa criatividade com propostas que ofereçam ao mundo todo um futuro melhor (p.113). Este trabalho tem como objetivo principal mostrar como através da História da Matemática é possível abordar conteúdos matemáticos presentes no programa oficial de Matemática do 2.º Ciclo do Ensino Básico (Bivar, Grosso, Oliveira & Timóteo, 2013).
The knowledge in History of Mathematics allows us to better understand how we arrived at current knowledge, why we teach this or that concept (Schender, 2013). The History of Mathematics is an important resource for the process of teaching and learning Mathematics, because through this tool, the teacher can develop in students positive attitudes and values in relation to Mathematics. The integration of the History of Mathematics in the teaching of Mathematics, particularly in the 2nd Cycle of Basic Education, in the context of the classroom, allows to provide the teacher with a new methodology of work and motivation for the students (Souza, Victer & Lopes, 2013). Thus, we can say that the History of Mathematics facilitates the process of teaching and learning, because, when they become aware of how mathematical concepts have arisen and perceive their connection with the social and cultural needs of the people, the students come to better understand such concepts Giving meanings to mathematical learning. According to D'Ambrósio (1996): Only through a thorough and comprehensive knowledge of our past can we understand our situation in this and, from there, enable our creativity to proposals that offer the whole world a better future (p. 113). This work aims to show how through the history of mathematics is possible to approach mathematical content present in Mathematics program officer of the 2nd cycle of Basic Education (Bivar, Grosso, Oliveira & Timóteo, 2013)
Description: Dissertação para obtenção de grau de mestre em Ensino do 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico
URI: http://hdl.handle.net/10348/9385
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Verónica Silva.pdf1,25 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.