Relatório de atividade profissional: a heterogeneidade do ensino da educação física em Portugal: relato de experiências de uma professora nómada

Data
2019-05-24
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O presente relatório descreve e analisa as atividades docentes desenvolvidas ao longo dos últimos dois anos em que exerci funções docentes no ensino público, nomeadamente, as tarefas associadas ao serviço distribuído, bem como, referência aos fatores determinantes e condicionantes à atividade. O foco incide nestes anos letivos, por terem sido, inequivocamente, os mais desafiantes e enriquecedores da minha vida profissional. Trata-se de um documento que espelha a atividade complexa, diversificada e vasta que constitui hoje a realidade quotidiana do exercício da profissão docente. Profissão a que também associamos a partilha da alegria das crianças e a função social do ensino, que a colocam entre as profissões mais dignas e gratificantes no plano da experiência pessoal, e onde se destaca a importância de um serviço prestado e contributo insubstituível para o desenvolvimento das novas gerações e da evolução social e civilizacional. Com o objetivo de clarificação e sistematização de ideias e tarefas, o relatório está dividido em dois grandes capítulos. Um primeiro relativo ao enquadramento teórico, analisando a formação do professor de educação física, a escola e a ligação à disciplina e o ser professor contratado, em substituição. E um segundo, partindo da contextualização das escolas onde lecionei e reportando-me para as dimensões do relatório de autoavaliação do processo de avaliação docente, designadamente: a dimensão científica e pedagógica, dimensão participação na escola e relação com a comunidade educativa e a dimensão desenvolvimento e formação Profissional ao longo da vida. Cada dimensão indicada agrupa um conjunto de domínios com caraterísticas específicas, analisadas e refletidas, permitindo um conhecimento e sistematização do meu desempenho profissional ao nível de toda a comunidade escolar e comunidade educativa. Revelam-se expetativas, dificuldades, vitórias e experiências vividas, procurando demonstrar de que forma o nosso percurso influenciou e nos tornou, os profissionais que hoje somos. O relatório termina com uma conjunto de conclusões que para além de efetuar um balanço da atividade profissional desenvolvida procura delinear caminhos e estratégias que possibilitem uma melhoria do próprio desempenho docente. Basicamente, pretende-se refletir sobre o trabalho desenvolvido, na perspetiva de melhorar a prática pedagógica.
This present report describes and analyses the teaching activities that were developed in the past two years, teaching on public school, namely, the tasks associated to the distributed service, as well as, reference to the determining and conditioning factors within this activity. The focus will be on these years in particularly, because they were unequivocally the most challenging and enriching in my professional life. It is a document that shows the complex, diversified and vast activity that constitutes the daily reality of teaching. It is a job that we also associate to the sharing of children’s joy and the social function of teaching, which places it as one of the worthiest and most rewarding jobs on personal experience. We must also stand out the importance of the service provided and its irreplaceable contribution for the development of the new generations and for the social and civilizational evolution. To clarify and systematize ideas and tasks, this report is divided in two large groups. The first one concerning the theoretical framework, analysing the physical education teacher training, the school and its connection to the discipline and what being a hired teacher in substitution is. In the second part of the report, I have contextualized the schools where I’ve worked, addressing the dimensions that are part of the self-assessment report concerning the process of teaching assessment, namely: Development of Teaching and Learning Process; School Engagement and Relationship with the School Community; Lifelong Personal Development and Professional Training. Each dimension addressed comprises a number of areas with specific characteristics, which are then analyzed and reflected upon. This allows me to better understand and systematize my professional performance in terms of the whole school and educational community. Expectations, difficulties, victories and life experiences are revealed trying to show how our route influenced and made us the professionals we are today. This report ends with a set of conclusions that besides being a balance of the professional activity developed seeks to outline ways and strategies that enable an improvement of the teaching performance. Basically, it is intended to reflect on the work developed in the perspective of improving pedagogical practice.
Descrição
2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Educação física , Experiência profissional
Citação