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Title: Tendências de mercado no setor da panificação e pastelaria
Authors: Ribeiro, Joana Fernandes
Advisor: Teixeira, Mário Sérgio Carvalho
Keywords: Marketing
mercado alimentar
Issue Date: 9-May-2019
Abstract: O presente documento surge no âmbito da conclusão do Mestrado em Gestão Empresarial na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, tendo como objetivo dar a conhecer todo o trabalho desenvolvido ao longo do estágio curricular que teve lugar na TECPAN (Tecnologia e produtos para pastelaria e panificação, Lda), no qual realizei um conjunto de tarefas, maioritariamente na área de Marketing. Este trabalho baseia-se num estudo descritivo e quantitativo. Inicialmente analisou-se o mercado alimentar em geral, e só depois se investigou o setor de panificação e da pastelaria em particular. O objetivo era perceber as tendências de mercado nestes setores, avaliando o perfil e comportamento, tanto dos consumidores finais como das unidades panificadoras. Relativamente à metodologia, recorreu-se à revisão da literatura com base em resultados de investigações recentes sobre os temas acima referidos, com consulta e síntese de artigos científicos relevantes sobre esta temática. Também se realizou uma recolha e análise de dados primários e secundários sobre o mercado da panificação, em particular através da aplicação de dois inquéritos, primeiro às unidades panificadoras e, de seguida, ao consumidor final de panificação. Os resultados revelam que o mercado está cada vez mais exigente. As pessoas estão cada vez mais preocupadas com a sua saúde e bem-estar, pelo que pretendem consumir produtos de panificação mais saudáveis. Em resposta a esta preocupação ligada à saúde, as unidades de panificação estão a seguir uma linha de produção ligada à saúde, confecionando produtos ricos em sementes, frutos, sem glúten, ricos em proteínas, fibras, nutrientes e com fermentação lenta. Por outro lado, produzem produtos com baixo teor de gordura e de sal, utilizando potenciais produtos funcionais na fortificação do pão, como, por exemplo, ervas, especiarias e frutas desidratadas. A possibilidade de ter realizado, tanto o estágio curricular na TECPAN, como o estudo com recolha de dados primários acima referido, permitiu-me evoluir, tanto a nível pessoal como profissional.
This document arises from the conclusion of the Master's Degree in Business Management at University of Trás-os-Montes and Alto Douro. This document will describe the experiences lived during the curricular internship at TECPAN (Technology and products for pastry and baking, Lda), in which I performed several tasks, mainly in the Marketing area. This work is based on a descriptive and quantitative study. Initially the food market was analyzed in general, and only then was investigated the bakery and pastry industry, in particular. The objective was to understand the market trends in these sectors, evaluating the profile and behavior of final consumers and bakery units. Regarding the methodology, we began to do a literature review based on the results of recent research on the above topics, with consultation of relevant scientific articles on the subject. There was also a collection and analysis of primary and secondary data on the bakery market, with the application of two surveys, first to bakery units and then to final bakery consumers. The results reveal that the market is more demanding. People are more concerned about their health and well-being, so they want to consume healthier bakery products. In response to this concern regarding health, bakery units are following a production line linked to health, producing products rich in seeds, fruits, gluten-free, high in protein, fiber, nutrients and slow fermentation. On the other hand, they produce products with low fat and salt, using potential functional products in the fortification of bread, such as herbs, spices and dehydrated fruits. The possibility of having done the curricular internship in the TECPAN and the study with primary data collection, allowed me to evolve on a personal and professional level.
Description: Mestrado em Gestão Empresarial
URI: http://hdl.handle.net/10348/9411
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DESG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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