A comunicação de crise em situações de catástrofe: o caso do incêndio de Pedrógão Grande

Data
2019-06-07
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Resumo
Esta investigação explora o papel da comunicação de crise em situações de catástrofe partindo do caso do incêndio de Pedrógão Grande. A magnitude e, acima de tudo, o elevado número de vítimas mortais tornaram o evento bastante mediatizado, colocando as organizações envolvidas perante uma crise que afetou a sua imagem e credibilidade. Neste sentido, pretendeu-se analisar em que medida a comunicação de crise em Pedrógão Grande correspondeu às expectativas dos diferentes públicos. Por um lado, foi averiguada a forma como as diversas entidades envolvidas geriram a comunicação face ao incêndio de Pedrógão Grande, sob o ponto de vista das instituições. Por outro lado, procurouse conhecer a perceção dos jornalistas que cobriram o evento relativamente ao acesso à informação sobre o caso. Paralelamente, foi investigada a perceção da opinião pública relativamente às ações tomadas pelas autoridades no âmbito da comunicação. Para atingir estes objetivos recorreu-se a uma triangulação metodológica que cruzou instrumentos de recolha de dados quantitativos e qualitativos (inquérito por questionário, entrevistas centradas e pesquisa documental). Os resultados obtidos sugerem que as entidades, sobretudo de âmbito nacional, não estão disponíveis para falar sobre a temática da comunicação. A análise do caso do incêndio de Pedrógão Grande revelou uma ausência de planos de comunicação de crise, falta de estratégia e falhas na preparação, o que demonstra um grande desfasamento entre a teoria e a prática nesta área das relações públicas. Perante uma catástrofe, o Comandante das Operações de Socorro e/ou o oficial de relações públicas devem estar familiarizados com os princípios da comunicação de crise, e a divulgação de informação operacional por parte das autoridades políticas deve ser evitada.
This research explores the role of crisis communication during catastrophic events, taking into account the situation of the Pedrógão Grande wildfire. Its impact and, above all, the high number of fatalities held media attention for a while, thus conducting the organizations involved in a crisis that affected their image and credibility. In this sense, it was intended to analyze how the crisis communication in Pedrógão Grande corresponded to the expectations of the different publics. It was examined how the various entities were able to manage the communication processes during the Pedrógão Grande wildfire. In addition, it was sought to know the perception of journalists who covered the event regarding the access to information about the case. At the same time, the public perception of the actions taken by the authorities in the area of communication was investigated. In order to achieve these objectives, a methodological triangulation was used, combining quantitative and qualitative methods (questionnaire survey, focused interviews and documentary research). The results suggest that entities, especially at the national level, are not available to talk about the issue of communication. The analysis of the Pedrógão Grande fire case revealed an absence of crisis communication plans, lack of strategy and lack of preparation, which shows a great mismatch between theory and practice in this area of public relations. When a disaster occurs, the Relief Operations Commander and / or public relations officer should be familiar with the principles of crisis communication and the dissemination of operational information by the political authorities should be avoied.
Descrição
Dissertação De Mestrado em Ciências da Comunicação
Palavras-chave
Relações públicas , imagem , comunicação de crise , Pedrógão Grande
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