Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9430
Title: Relatório de atividade profissional: metodologia de trabalho na abordagem do atletismo na formação de profissionais de desporto
Authors: Carvalho, João Pedro Adegas de
Advisor: Reis, Victor Manuel Machado De Ribeiro Dos
Keywords: Atletismo
metodologia de ensino
Issue Date: 14-Jun-2019
Abstract: Este relatório de Tese toda a recolha de materiais necessários à preparação e elaboração da metodologia utilizada para a realização das aulas ministradas no Ensino Superior na disciplina de atletismo. Devido às dificuldades demonstradas pelos alunos em anos anteriores e ao tempo existente para abordar as diferentes disciplinas existentes no atletismo (1 semestre no 1º ano), foi decidido abordar as disciplinas de velocidade, as estafetas, as barreiras e o lançamento do peso. Este relatório de Tese de abordará o ensino do atletismo no primeiro ciclo do ensino superior e incidirá sobre a experiência na formação de profissionais de educação física para o ensino do atletismo no 3º ciclo e no secundário. Serão apresentados os programas de atletismo para o ensino básico e secundário de forma a contextualizar aos conteúdos abordados nas nossas aulas. Depois será explanada a experiência como docente no ensino superior na disciplina de atletismo. Com base nas aprendizagens que os alunos tiveram no ensino básico e secundário, foi feita uma ponte entre as competências necessárias para o ensino do atletismo e as falhas encontradas na sua formação básica para que estas não se repitam quando forem estes a exercer a ação de educadores nesta área específica que é o atletismo. A metodologia de ensino utilizada foi ao encontro das metodologias e progressões utilizadas pela Federação Portuguesa de Atletismo nos cursos de treinadores de nível I. Pela observação e análise ao longo das aulas bem como nas avaliações finais foi possível perceber que os alunos têm uma falta de pré-requisitos físicos e técnicos inerentes à modalidade.
This work focus on the compilation of materials and methods used during the Athletics Classes in Higher Education. Due to the students’ difficulties and time available to teach the different sports disciplines in Athletics (1 semester – 1 st Year), it was selected the following sports: sprinting, relay race, hurdling and shot put. This thesis report will address the teaching of athletics in the first cycle of higher education and will focus on the experience in the training of physical education professionals for the teaching of athletics in the 3rd cycle and in the secondary. Athletics programs will be presented for primary and secondary education in order to contextualize the contents addressed in our classes. Then will be explained the experience as a teacher in higher education in the discipline of athletics. Based on the students' learning in primary and secondary education, a bridge was made between the skills needed to teach athletics and the shortcomings found in their basic training so that they do not repeat themselves when they are exercising the action of educators in this specific area that is athletics. The methodology used was to meet the methodologies and progressions used by the Portuguese Athletics Federation in level I coaching courses. Through the observation and analysis throughout the classes as well as in the final evaluations it was possible to perceive that the students have a lack of physical and technical prerequisites inherent to the modality.
Description: Dissertação de Mestrado em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/9430
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
João Pedro Adegas de Carvalho.pdf1,67 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.