Relatório da prática de ensino supervisionada

Data
2019-06-04
Título da revista
ISSN da revista
Título do Volume
Editora
Projetos de investigação
Unidades organizacionais
Fascículo
Resumo
O estágio pedagógico está inserido no curso de Mestrado de Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário, tendo sido realizado na Escola Básica 2,3 Diogo Cão, sob a supervisão da professora Paula Liberal e, por parte da UTAD, a professora Ágata Aranha. Este documento é o resultado da lecionação de duas turmas do 8.º e do 9.º ano e do desenvolvimento de todo o processo de estágio. Nele abordo os modelos de supervisão pedagógica, estágio, tarefas realizadas, nomeadamente as tarefas de ensino-aprendizagem e da escola meio, assim como tudo o que as envolve, bem como a ação de informação e, por fim, uma reflexão sobre a prática-pedagógica. As práticas-pedagógicas do estágio e a diversidade de situações a que estive sujeita, em situações de disparidade de atitudes e competências dos discentes, proporcionaram-me formas de abordagens diferentes, fornecendo-me ferramentas que não seriam possíveis obter em ambientes mais homogéneos e pouco sujeitos ao desafio. Durante o estágio foi possível confrontar-me com áreas que domino e outras em que fui confrontada com aspetos em que tive mais dificuldade, nomeadamente nas áreas relacionadas com a comunicação, o feedback e as atividades realizadas em ambientes diferentes. Com o tempo e com o recurso a diferentes estratégias, foram sendo ultrapassadas. Este processo foi essencial para o meu crescimento pessoal e profissional, pelas reflexões obtidas na relação entre estagiária e Professora Orientadora, entre estagiários, bem como o exercício de autorreflexão tão necessário à implementação das mudanças. Este estágio preparou-me para a vida e para a minha inserção no mercado de trabalho, que se avizinha no tempo.
The pedagogic internship is inserted in the Master’s degree of the course of Teaching of Physical Education in Primary and Secondary Education, having been completed in the Basic School 2,3 Diogo Cão, under the supervision of teacher Paula Liberal and, in UTAD’s case, Professor Ágata Aranha. This document is the result of the teaching of two classes from the 8th and 9th grade and the development of all the process of the internship. In it I approach the molds of pedagogic supervision, internship, completed tasks, specifically the teaching-leaning tasks and of schoolenvironment, as well as everything it envelopes, along with the lecture and, finally, a reflection about the pedagogic practice. The pedagogical practices of the internship and the diversity of situations to which I have been subjected, in situations of disparity of attitudes and competences of the students, have given me different forms of approaches, providing me with tools that would not be possible to obtain in more homogeneous environments and little subject to the challenge. During the internship, it was possible to confront areas that I have mastered and others where I was confronted with aspects that I had the most difficulty, especially in areas related to communication, feedback and activities carried out in different environments. Over time and with the use of different strategies, they were overcome. This process was essential for my personal and professional growth, for the reflections in it obtained in the relationship between internee and the Supervising Teacher, between internees, as well as the self-reflective exercise that is so needed to insertion of changes. This internship has readied me for life and for my insertion in the job market, that is growing nearer with every passing second.
Descrição
Dissertação em Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
Palavras-chave
Estágio Pedagógico , Supervisão Pedagógica
Citação