Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9440
Title: Comparação da coordenação motora em crianças praticantes e não praticantes, da Academia de Motricidade Hora Bolas, através do Teste KTK e do Teste Eurofit
Authors: Almeida, Sara Filipa Romano de
Advisor: Saavedra, Francisco José Félix
Keywords: Desenvolvimento motor
Coordenação
Issue Date: 17-Jun-2019
Abstract: Este trabalho está dividido em duas partes: numa pretende-se fazer um relato da nossa experiência profissional e as razões que motivaram a criação da Academia; e numa segunda vertente estudar a influência e os benefícios, sobre o desempenho motor, subjacentes da prática de atividade física extra curricular, através de um estudo empírico. Considerando a experiência profissional dos últimos 12 anos, e as lacunas identificadas ao nível do desenvolvimento motor de alguns dos nossos alunos nas Escolas e Pré-Escolas, foi iniciado um projeto de uma Academia de Motricidade – Hora Bolas. Esta Academia tem como principal objetivo, estimular o desenvolvimento motor geral das crianças, através de movimentos coordenativos, deslocamentos, manipulações, equilíbrios, agilidade e por fim elementos gímnicos que implicam todos os anteriores. Proporcionar às crianças toda a complexidade e diversidade de movimentos e combinações motoras, que a conjectura da sociedade actual as privou. Neste trabalho procurámos comparar a diferença da coordenação motora entre alunos praticantes e não praticantes da Academia, através do teste KTK, e alguns testes do Eurofit. No estudo participaram 125 crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 9 anos, do Concelho da Lousã, das quais 52 frequentam a Academia e 73 não frequentam. O final do estudo revelou melhor desempenho dos alunos da Academia em todos os testes aplicados, mantendo em todos, o nível de significância de 5% (p ≤0.05). Os resultados demonstram a importância da Academia na estimulação e desenvolvimento motor geral, uma vez que no teste ficou evidente que os seus alunos têm melhor prestação na coordenação, equilíbrio estático e dinâmico, agilidade e flexibilidade.
This work is divided in two parts: the goal of the first one is to give a testimony of our professional background and the reason that led us to build our academy; the second component is to study the influence and the benefits, in terms of motor performance, of the practice of physical activities after school time, applying a empirical study. Considering the professional experience from the last 12 years and by identifying some lacks in the motor development of some of our students, both in schools and kindergarten children, we began to think and elaborate the project Motricity Academy – Hora Bolas. The main goal of this academy is to stimulate the overall development motor of our children by Coordination, movements, manipulations, balance and agility that are the basis of gymnastics elements. After all, the goal is to give back to children the variety and diversity of movements and motor experiences that modern society have been taken away from them. We use the KTK and EuroFit tests to establish a comparison between our student in the academy and others that don’t attend the academy, comparing motor coordination. The sample are 125 children between the ages of 6 and 9 years old from Lousã. 52 of them attend the academy and the other 73 don’t. The study revealed better performance among the academy students in all of the test, with a significance level of 5% (p ≤0.05). The results enhance the importance of the academy in the motor development stimulation as the students of the academy had better performance in coordination, dynamic and static balance, agility and flexibility.
Description: Mestrado – em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/9440
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Sara Filipa Romano de Almeida.pdf
  Until 2020-06-18
876,35 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.