Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9450
Title: Eixos cicláveis estruturantes da Cidade de Vila Real
Authors: Silva, Francisco Miranda Guedes da Rocha e
Advisor: Rodrigues, Frederico Meireles Alves
Bicho, João Luís Garcia Oliveira
Keywords: Mobilidade
Eixos cicloviários
Issue Date: 12-Jun-2019
Abstract: Com a crescente preocupação pelo ambiente e a incerteza relacionada com a sustentabilidade nos transportes urbanos, quer sejam eles públicos ou privados, resulta um aumento de relevância das ciclovias e das suas vantagens a nível ambiental e social. Isto explica o forte crescimento deste tipo de infraestruturas na atualidade. Neste trabalho pretende-se mostrar a importância das ciclovias como modo suave de mobilidade, assim como para o meio ambiente, a sociedade e para as cidades. Refletindo sobre as questões de acessibilidade e mobilidade, relacionando-as com a necessidade de criação de redes cicláveis em espaços urbanos. Para um entendimento mais claro do tema foi feita, numa primeira fase, pesquisa bibliográfica sobre diferentes tipos de ciclovias urbanas, desenho adaptado a rede viária urbana, melhores soluções e métodos de aplicação de ciclovias, legislação, ligação entre núcleos de atividade urbana e ainda a análise dos benefícios e constrangimentos de diferentes tipos de soluções. Durante o estágio no atelier de arquitetura paisagista JBJC – Arquitetura Paisagista Lda foi desenvolvido um projeto de rede ciclável na cidade de Vila Real, onde se debateu as temáticas da mobilidade em espaço urbano, e como podemos implementar a ciclovia de modo a promover o uso de meios suaves de mobilidade entre os pontos focais do projeto. O projeto dos eixos cicláveis estruturantes da cidade de Vila Real apresenta um desenho moldado pelo desenho urbano existente, utilizando o percurso ferroviário desativado reforçando a sua importância histórica e paisagística para a cidade de Vila Real. O projeto resulta num eixo cicloviário que atravessa zonas urbanas densas com equipamentos, serviços e habitações, assim como zonas mais naturalizadas inseridas no interior do raio urbano e nas periferias. Adicionalmente ao desenvolvimento do projeto dos eixos cicláveis, foram elaborados outros trabalhos de menor complexidade no âmbito de estágio. Nas considerações finais do estágio reflete-se sobre o projeto da ciclovia e como este se integra na conectividade da rede viária existente e como se estabelecem novas possibilidades de mobilidade, comparando os elementos construtivos e a implementação com outros exemplos estudados de redes cicloviárias urbanas.
With the increasing concern for the environment and the uncertainty related to urban transport sustentability, whether public or private, there is an increase in the relevance of cycle paths and their environmental and social advantages. This explains the strong growth of this type of infrastructures in the present time. In this thesis is intended to demonstrate the importance of cycle paths as a way of urban mobility, as well as the importance for the environment, society and cities. Reflecting on issues about accessibility and mobility, relating them to the necessity of creating cycling networks in urban spaces. For a clearer understanding of the theme, there is going be a bibliographical research on different types of urban cycle paths, design adapted to the urban road network, better solutions and methods of bicycle paths, legislation and analysis of the benefits and constraints of different types of solutions. During the internship in the landscape architecture office JBJC the was a development of a cycling network project in the city of Vila Real where the themes of mobility in urban space were discussed and how we can implement the cycleway in order to promote the use of mobility by bicycle between the project focal points. The project for the structural cycling network of the city of Vila Real will present a design molded by the existing urban design utilizing the abandoned railway route reinforcing its historical and landscape importance. The project will result as a cycling network that traverse dense urban areas with housing, services and equipment opportunities, as well as more naturalized areas inserted within the urban radius or its peripheries. In addition to the development of the cycling network project, other less complex jobs were elaborated in the internshioIn conclusion of the internship, there is going to be a reflection on the project and how it integrates into the connectivity of the existing road network and how new mobility possibilities are established, comparing the constructive elements and the implementation with other examples of urban cycling networks.
Description: Relatório Final de Estágio em Arquitetura Paisagista
URI: http://hdl.handle.net/10348/9450
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCFAP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Francisco Miranda Guedes da Rocha e Silva.pdf
  Until 2022-06-13
27,41 MBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.