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dc.contributor.advisorMartins, José Luís Bandeira Rodriguespt_PT
dc.contributor.advisorBranco, Frederico Augusto Dos Santospt_PT
dc.contributor.authorNunes, Soraia Filipa Mateuspt_PT
dc.date.accessioned2019-07-23T14:31:48Z-
dc.date.available2019-07-23T14:31:48Z-
dc.date.issued2017-12-14-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10348/9468-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Engenharia Informáticapt_PT
dc.description.abstractO surgimento das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC) permitiu aos órgãos governamentais desenvolver a sua capacidade de interação com a sociedade, de forma a fornecer melhores serviços públicos aos cidadãos. Esta ação de disponibilização de serviços de natureza pública por via eletrónica, tipicamente designada por “eGovernment” tem, ao longo dos últimos anos, vindo a sofrer um desenvolvimento muito significativo. Assim, as TIC tornaram-se um dos elementos centrais da governação eletrónica, sendo esta a figura proeminente para a governação futura. Apesar das claras vantagens inerentes à utilização dos serviços da governação eletrónica, a taxa de interação dos cidadãos com o governo ainda é baixa, sendo, por isso, muito pouco satisfatório o nível de utilização dos referidos serviços. Como forma de perceber quais as variáveis que podem influenciar o processo de adoção dos serviços do e-Government por parte da sociedade civil, no âmbito do presente projeto, foi definida uma metodologia de investigação, composta por uma análise inicial da literatura sobre aceitação, adoção e uso de serviços de base Web, que foi posteriormente filtrada através da perceção dos estudos existentes sobre os serviços da governação eletrónica e uma segunda atividade de validação qualitativa dos resultados atingidos pela referida revisão da literatura. Esta validação, composta por um online Focus Group, onde vários peritos no tema foram envolvidos, permitiu atingir um conjunto de considerações muito interessantes sobre quais os determinantes com potencial de influência mais significativo para o processo de adoção dos serviços da governação eletrónica.pt_PT
dc.description.abstractThe emergence of the Information and Communication Technologies (ICT) authorized in government agencies develops their capacity to interact with a society in order to provide better public services to citizens. This action of providing services of a public nature by electronic means, typically known as "e-Government", has been undergoing significant development over the last few years. As well as information technologies have become one of the central elements of electronic governance, which is the prominent figure for future governance. Despite the clear services of using eGovernment services, a rate of citizen interaction with the post is still low and therefore very unsatisfactory. In order to understand the variables that may influence the process of adoption of eGovernment services by civil society, within the scope of this project, a research methodology was defined, consisting of an initial analysis of the literature on acceptance, adoption and use of Web-based services, which was later filtered through the perception of existing studies on e-government services and a second activity of qualitative validation of the results achieved by said literature review. This validation, composed of an online Focus Group, where several experts in the theme were involved, allowed to reach a set of very interesting considerations on which determinants with potential of more significant influence for the process of adoption of the services of the electronic government.pt_PT
dc.language.isoporpt_PT
dc.rightsopenAccesspt_PT
dc.titleModelo de adoção de plataformas web transacionais de suporte à governação eletrónicapt_PT
dc.typemasterThesispt_PT
Appears in Collections:DENG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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