Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9482
Title: A formação acadêmica com abordagem interdisciplinar: uma pesquisa de aplicação no ensino superior
Authors: Silva, Davson Mansur Irffi
Advisor: Silva, Maria Helena Ribeiro Dos Santos
Lopes, José Pinto
Keywords: Interdisciplinaridade
Aprendizado
Issue Date: 2-Jul-2019
Abstract: A formação superior perpassa pelo aprendizado de diversas disciplinas. Em dado momento, as disciplinas que possuem maior proximidade associam-se em torno de um problema na busca de uma solução que seja efetiva aos interesses de todos os envolvidos. Na tentativa de estabelecer relações entre essas disciplinas, deparamo-nos com uma abordagem cujo nome é a interdisciplinaridade. O objeto a ser estudado é a abordagem interdisciplinar no ensino superior. O problema de pesquisa que se apresenta é: quais as percepções de professores e alunos do ensino superior sobre estratégias que seguem as características da interdisciplinaridade? Dessa forma, o principal objetivo é conhecer as percepções de professores e de alunos do ensino superior sobre estratégias que seguem características da interdisciplinaridade. Para tanto, pretende-se levantar o método utilizado pelos professores relativo à abordagem interdisciplinar; examinar o impacto da didática utilizada pelo professor no processo de aprendizagem interdisciplinar junto ao público-alvo identificado; verificar a efetividade das ações dos alunos no processo de aprendizagem; identificar as principais dificuldades apresentadas pelos alunos na abordagem interdisciplinar; verificar a efetividade dos canais de comunicação utilizados pelos alunos e professores ao longo do semestre letivo; verificar se existe associação entre as variáveis gênero, graduação, faixa etária e canais de comunicação com os professores, o tema, a interdisciplinaridade e a Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC); e, por fim, identificar as principais dificuldades apresentadas pelos professores relativas à interpretação da abordagem interdisciplinar. As hipóteses perpassa pela averiguação de que seria possível, aos alunos perceber o trabalho interdisciplinar como uma oportunidade de aplicação da teoria na prática cotidiana, ou seja, em situações problemas vivenciados no seu dia-a-dia pessoal e/ou profissional; e, por outro lado, conjectura-se a percepção do professor relacionada à realização da prática interdisciplinar no ensino superior tornar-se-ia importante para o processo de ensino e aprendizagem do aluno. No que se refere à metodologia, quanto aos meios, o estudo foi bibliográfico e empírico; quanto aos fins esse estudo foi descritivo e explicativo; a abordagem é de métodos mistos. No decorrer da aplicação dos dois projetos interdisciplinares, foram envolvidos 5 professores e 47 alunos do ensino superior nos cursos de bacharelado e tecnólogos de uma Instituição de Ensino Superior – IES privada vinculados a 3 turmas e 5 disciplinas para cada curso. O projeto foi acompanhado do início ao fim do semestre e, durante o percurso, foram adotados, nos procedimentos de orientação quantitativa, o inquérito por questionário e, na orientação qualitativa, a observação e as entrevistas a professores e alunos, bem como realizados registros sistemáticos no diário de bordo. Os resultados evidenciaram que é possível associar teorias à prática acadêmica. O exercício dessa ação permite à comunidade discente a assimilação de conteúdos com maior facilidade. Além disso, possibilita aos professores a reflexão no campo de ensino no qual a disciplina lecionada está envolvida, assim como nas inter-relações ocasionadas, com as demais disciplinas que compõem o curso. Como resultado, verificou-se que a abordagem interdisciplinar é uma pratica de ensino efetiva, posto que torna o processo de aprendizagem cooperativa e colaborativa mais significativos, não somente para os alunos, mas também para professores que se encontram envolvidos com o projeto.
Higher education involves learning different disciplines. At a given moment, the disciplines that have greater proximity are associated around a problem in the search for a solution that is effective to the interests of all those involved. In an attempt to establish relationships between these disciplines, we come across an approach whose name is interdisciplinarity. The object to be studied is the interdisciplinary approach in higher education. The research problem presented is: what are the perceptions of higher education teachers and students about strategies that follow the characteristics of interdisciplinarity? Thus, the main objective is to know the perceptions of teachers and students of higher education about strategies that follow characteristics of interdisciplinarity. Therefore, it is intended to raise the method used by teachers regarding the interdisciplinary approach; to examine the impact of didactics used by the teacher in the process of interdisciplinary learning with the identified target public; verifying the effectiveness of students' actions in the learning process; identify the main difficulties presented by students in the interdisciplinary approach; verifying the effectiveness of the communication channels used by students and teachers throughout the semester; to verify if there is an association between the variables gender, graduation, age range and channels of communication with teachers, the theme, interdisciplinarity and Technology Communication and Information (TCI); and, finally, identify the main difficulties presented by teachers regarding the interpretation of the interdisciplinary approach. The hypotheses go through the investigation that it would be possible for students to perceive interdisciplinary work as an opportunity to apply the theory in everyday practice, that is, in situations experienced in their daily personal and / or professional life; and, on the other hand, conjecture is the teacher's perception related to the achievement of interdisciplinary practice in higher education would become important for the process of teaching and learning of the student. As far as the methodology is concerned, the study was bibliographical and empirical; the study was descriptive and explanatory; the approach is mixed methods. During the application of the two interdisciplinary projects, 5 professors and 47 higher education students were involved in the baccalaureate courses and technologists of a Higher Education Institution - private HEI linked to 3 classes and 5 subjects for each course. The project was followed by the beginning of the semester and during the course, the questionnaire survey was adopted in the quantitative orientation procedures and, in the qualitative orientation, observation and interviews with teachers and students, as well as systematic records in the logbook. The results showed that it is possible to associate theories with academic practice. The exercise of this action allows the student community to assimilate content more easily. In addition, it enables teachers to reflect on the field of teaching in which the taught discipline is involved, as well as on the interrelationships occasioned, with the other disciplines that make up the course. As a result, it was found that the interdisciplinary approach is an effective teaching practice, since it makes the cooperative and collaborative learning process more meaningful, not only for students, but also for teachers who are involved with the project.
Description: Doutoramento em Ciências da Educação
URI: http://hdl.handle.net/10348/9482
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:DEP - Teses de Doutoramento



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