Antropologia do consumo: estágio e reflexão em contexto empresarial

Data
2019-07-12
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Resumo
As questões sobre consumo e novas técnicas de aquisição de dados dos mesmos, são cada vez mais abordadas nas empresas mais próximas do consumidor e na elaboração final de novos produtos ou novas formas de lojas que os possam atrair. Neste sentido, este projeto tem como objetivo perceber como é que a Antropologia pode ser uma ferramenta deveras útil para o meio empresarial e, aliado a isso, perceber como funcionam os atos de consumo e como se movimentam os consumidores em loja. A partir do método etnográfico, da observação participante e através de entrevistas informais, este estudo visa alcançar conclusões mais profundas sobre o que move o consumidor. Em primeiro lugar, foram feitas entrevistas informais a oito famílias; pretendia-se saber o que o consumidor pensa acerca de três cadeias de retalho de Portugal. Em segundo lugar, foi feita observação in loco em várias lojas para verificar não só comportamento/movimento de consumo, mas também, comparar as secções de loja mais importantes (Peixaria, Talho, Padaria e Frescos) com as várias insígnias concorrentes. Durante este processo realizei um estágio curricular na empresa Pingo Doce, do grupo Jerónimo Martins, onde me foi facilitado o acesso às famílias entrevistadas. Este estágio possibilitou também perceber como funciona a empresa Pingo Doce e, ao mesmo tempo como é que uma antropóloga se pode inserir e contribuir para os objectivos daquela empresa.
The issues of consumption and new data acquisition techniques are increasingly being addressed in the companies closest to the consumer and in the final elaboration of new products or new forms of stores that can attract them. In this sense, this project aims to understand how anthropology can be an extremely useful tool for the business environment and allied to this understand how acts of consumption work and how consumers move in store. From the ethnographic method, participant observation and through informal interviews, this study aims to reach deeper conclusions about what moves the consumer. First, informal interviews were conducted with eight families; it was intended to know what the consumer thinks about three retail chains in Portugal. Secondly, it was made on-site observation in several stores to verify not only behavior / consumption movement, but also, compare the most important store sections (Fishmonger, Butchery, Bakery and Frescos) with the various competitors. During this process I completed a curricular internship at the company Pingo Doce, from the Jerónimo Martins group, where I was facilitated access to the families interviewed. This stage also made it possible to understand how the Pingo Doce company works and, at the same time, how an anthropologist can insert and contribute to the objectives of that company.
Descrição
Relatório de estágio no mestrado interuniversitário em antropologia utad- iscte
Palavras-chave
Antropologia do consumo , Observação participante
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