Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9526
Title: Aplicações Informáticas B: produção de conteúdos multimédia recorrendo à metodologia de aprendizagem baseada em projeto
Authors: Cruz, Isabel Maria da Silva Brandão da
Advisor: Escola, Joaquim José Jacinto
Keywords: Inovação pedagógica
Photoshop
Issue Date: 26-Sep-2019
Abstract: O presente documento procura documentar a experiência pedagógica vivida no Agrupamento de Escolas Morgado de Mateus, no âmbito da prática de ensino supervisionada incluída no plano de estudos para obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Informática na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, de acordo com a portaria nº 1189/2010, regulamentado pelo Despacho n.º 6278/2013 com as alterações introduzidas pelo aviso n.º 5823/2016. Sendo a Unidade Curricular de Prática de Ensino Supervisionada (PES), adiante referida como estágio profissional ou estágio, uma componente fulcral do plano de estudos, tanto pelo seu peso curricular como pela experiência oferecida, tentei proporcionar e transmitir aos “meus” alunos um conjunto de conhecimentos, captando o seu interesse, evitando o simples despejar de conceitos e teorias. Assim, com este objetivo, desenvolveu-se um plano de trabalho, no âmbito da disciplina de Aplicações Informáticas B, versando os temas de imagem e vídeo, procurando fornecer aos alunos um conjunto de competências básicas, que lhes permitam explorar e aprofundar as aplicações disponíveis no mercado. Esta abordagem construtivista, está intimamente relacionada com o tipo de professora que me proponho ser ao longo da minha carreira docente e sobre a qual é feita a reflexão no presente documento. A professora que me proponho ser apresentase como uma mediadora, que recorre, sempre que possível, ao "aprender fazendo”, que está atenta, quer ao desenrolar das atividades, quer à forma como os alunos estão a aprender, se estão a aprender, se estão a enfrentar dificuldades, colocando-lhes perguntas que os orientem para uma resposta a essas dificuldades.
This report seeks to document the pedagogical experience, skilled at the Morgado de Mateus School Group in Vila Real, in the context of supervised teaching practice, included in the study plan to obtain the master's degree in computer teaching at the University of Trás-os-Montes e Alto Douro, in accordance with Decree No. 1189/2010, regulated by Order n. º 6278/2013 with the changes introduced by Notice No. 5823/2016. Being the supervised teaching practice curricular unit, hereinafter referred to as a professional internship, a key component of the study plan, both by its curricular weight and by the experience offered, I tried to provide and transmit to "my" students a set of knowledge and skills, capturing its interest, avoiding the simple dumping of concepts and theories. Thus, with this objective, a work plan was developed under the discipline of computer applications B, dealing with the themes of image and video, seeking to provide students with a set of basic skills, enabling them to explore and deepen the applications available on the market. This constructivist approach is closely related to the type of teacher that I aim to be throughout my teaching career and that is covered in this document. The teacher mediator, who uses, whenever possible, "learning by doing”, who is attentive both to the development of the activities and to the way in which the students are learning, if they are learning, if they are facing difficulties, by asking them questions that guide them towards an answer to these difficulties.
Description: Relatório da Prática de Ensino Supervisionada Ensino de Informática
URI: http://hdl.handle.net/10348/9526
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:TD - Dissertações de Mestrado

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Relatório Mestrado Isabel Cruz 65747_VERSAO FINAL.pdf
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