Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9557
Title: Jornalismo vs Entretenimento
Authors: Moreira, Andreia Isabel Almeida
Advisor: Rocha, Tânia de Jesus Vilela da
Ribeiro, Fábio
Keywords: jornalismo
entretenimento
Issue Date: 13-Aug-2019
Abstract: O presente relatório de estágio resulta de uma experiência de seis meses, enquanto estagiária de produção dos Conteúdos Temáticos da SIC, onde foram desempenhadas várias tarefas para o programa televisivo “Faz Sentido” da SIC Mulher, desde o dia 29 de novembro de 2017 a 29 de maio de 2018. O estágio está integrado no 2ºano de Mestrado de Ciências da Comunicação da UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. Por sua vez, este relatório levanta a questão das diferenças entre o jornalismo e o entretenimento, as duas áreas que mais se aproximam dos interesses da autora, e a capacidade que estes têm de se ligar um ao outro, o chamado infotainment. Como estudo de caso, tenho o programa - “Faz Sentido”. Relativamente ao jornalismo, este assume um papel importante no dia-a-dia das pessoas, pois traz até elas todos os acontecimentos que decorrem no mundo, seja em Portugal ou noutro país. Já o entretenimento busca, tal como sugere a palavra, entreter o público e criar emoções. Metodologicamente, a presente investigação incide na análise de entrevistas, de inquérito por questionário e na análise do estágio, tendo assim como principal objetivo entender o fenómeno dos conceitos sublinhados anteriormente e qual a influência do infotainment atualmente. Elucidar e aperfeiçoar as nossas informações, conhecimentos e experiências e esclarecer o espírito de responsabilidade que se vive no trabalho, são alguns pontos-chave do estágio, que busca explorar matérias dadas anteriormente nas unidades curriculares lecionadas no primeiro ano de mestrado. Já em relação ao relatório de estágio, os objetivos recaem em: compreender o que é jornalismo e o que é entretenimento; compreender quais as diferenças e quais as semelhanças de ambos; perceber o que é o infotainment; contribuir para o aumento de estudos na área de comunicação. Uma das conclusões deste estudo recai no conceito de infotainment, uma vez que, este ainda é pouco conhecido pelo público, embora acreditem que é possível entreter e informar ao mesmo tempo.
This internship report is the result of a six month experience as a trainee in the production of the Thematic Content of SIC, where several tasks were performed for the television program “Faz Sentido” da SIC Mulher, from november 29, 2017 to may 29 2018. The internship is integrated in the second year of the Master of Science of Communication of UTAD – Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro. In turn, this report raises the question of the differences between journalism and entertainment, the two areas closest to the researcher's interests, and their ability to connect to one another, the so-called infotainment. As a case study, I have the program- “Faz Sentido”. Regarding journalism, journalism plays an important role in people's daily lives, because it brings to them all the events taking place in the world, whether in Portugal or in another country. Entertainment, as the word suggests, seeks to entertain audiences and create emotions. Methodologically, the present investigation focuses on the analysis of interviews, questionnaire survey and the analysis of the stage, having as main objective to understand the phenomenon of the concepts underlined previously and what influence of infotainment currently. To elucidate and improve our information, knowledge and experiences and to clarify the spirit of responsibility that is lived in the work, are some key points of the stage, which seeks to explore means previously given in the curricular units taught in the first year of master's degree. Regarding the internship report, the objectives are: to understand the differences between journalism and entertainment; understand the differences and the similarities of both; realize what infotainment is; contribute to the increase of studies in the area of communication. One of the conclusions of this study falls under the concept of infotainment, since this is still little known by the public, although they believe that it is possible to entertain and inform at the same time.
Description: Relatório de Estágio de Mestrado 2º Ciclo de Estudos em Ciências da Comunicação
URI: http://hdl.handle.net/10348/9557
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DLAC - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Andreia Isabel Almeida Moreira.pdf2,78 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.