A avaliação formativa no trabalho em grupos cooperativos na educação Pré-escolar

Data
2019-08-28
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Resumo
Tendo como base a investigação e aplicação da Aprendizagem Cooperativa, com este relatório pretende-se apresentar o estudo sobre a intervenção pedagógica desenvolvida em cooperação com um grupo de crianças do pré-escolar, ao longo da Prática de Ensino Supervisionada (PES), inserida no plano de estudos do Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Apresenta como principais objetivos avaliar de que modo o envolvimento das crianças em atividades de avaliação formativa do trabalho desenvolvido em grupos cooperativos, contribui para o desenvolvimento de competências sociais, investigar a influência dos processos de autoavaliação do processo de grupo no desenvolvimento de competências metacognitivas, e por fim, averiguar de que forma o envolvimento das crianças em trabalho de grupo cooperativo afeta o seu conceito do que é trabalhar em grupo. As competências sociais têm vindo a ganhar cada vez mais importancia aos longo dos últimos anos por entender-se que o adequado desenvolvimento das mesmas influencia favoravelmente a vida futura das crianças. Os participantes do estudo em questão são crianças com idades compreendidas entre os três e os cinco anos. Durante a realização deste estudo foram recolhidos dados através de diversos instrumentos, tais como as grelhas de avaliação de competências sociais, as grelhas individuais de avaliação e as grelhas de autoavaliação. Após a análise dos dados recolhidos concluímos que o envolvimento das crianças na avaliação formativa do trabalho cooperativo contribuiu para o desenvolvimento de todas as competências sociais em estudo, embora tal desenvolvimento fosse diferente de competência para competência; que as crianças desenvolveram competências de autoavaliação ao longo do estudo e ainda que o facto de trabalharem em grupo contribuiu para alteração do conceito do trabalho de grupo em algumas crianças, nomeadamente no que diz respeito ao gosto pelo trabalho de grupo e interajuda.
Based on the research and application of Cooperative Learning, this report aims to present the study on pedagogical intervention developed in cooperation with a group of preschool children, through the Supervised Teaching Practice, inserted in the Master's plan of study in Preschool Education Teaching and Elementary School Teaching. Its main objectives are to evaluate how the involvement of children in formative evaluation activities of the work developed in cooperative groups, contributes to the development of social skills, to investigate the influence of group process self-assessment processes on the development of metacognitive skills, and finally, to investigate how children's involvement in cooperative group work affects their concept of working in groups. Social skills have become increasingly important over the last few years as it is understood that their proper development favorably influences the future lives of children. The study participants are children between the ages of three and five. During this study data were collected through various instruments, such as social competence assessment grids, individual assessment grids and self-assessment grids. After analyzing the collected data we concluded that the involvement of children in the formative evaluation of cooperative work contributed to the development of all social skills under study, although such development was different from competence to competence; that children developed self-assessment skills throughout the study, and the fact that working in groups contributed to the change in the concept of group work in some children, particularly with regard to the taste for group work and inter-help.
Descrição
Dissertação de Mestrado em Ensino de Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico.
Palavras-chave
Aprendizagem cooperativa , competências sociais
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