Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9589
Title: Valores. Uma visão intercultural e de género entre estudantes do ensino superior
Authors: Rodrigues, Inês Wilton
Cardoso, Francisco Manuel Dos Santos
Keywords: Valores
Intercultural
Estudantes universitários
Erasmus
Issue Date: 31-Aug-2018
Publisher: OPP - Ordem dos Psicólogos Portugueses
Citation: Rodrigues, I. W. & Cardoso, F. (2018). Valores. Uma visão intercultural e de género entre estudantes do ensino superior. Proceedings from the 4o Congresso Ordem dos Psicólogos Portugueses, The Psychologist: Practice & Research. vol. 1 (1) Supplement 2, December, 428-430. doi https://10.33525/pprj.v1i1.70
Series/Report no.: suppl. 2;
Abstract: Introdução: As pessoas apresentam uma estrutura de valores motivacionais que orienta o seu comportamento ao longo da vida. Objectivos: Baseado na existência destes valores humanos, organizados num contínuo motivacional, foi realizado em Portugal, no ano académico de 2016/2017, um estudo intercultural acerca das vivências académicas e do perfil de valores em estudantes do ensino superior, em programa Erasmus. Métodos: Participaram 333 estudantes, a maioria do género feminino (64%), de 44 países e 4 continentes (Europa, África, Ásia, Amé- rica Latina). Os estudantes responderam a um inquérito composto por questões sociodemográficas e académicas e ainda por um questionário de Perfis de Valores Revisto PVQ-RR (“Revised Portrait Values Questionnaire”) de Shalom Schwartz. Resultados: Através de técnicas de análise univariada e multivariada (PERMANOVA, ordenação MDS e pair-wise tests) os resultados obtidos revelam diferenças significativas entre os valores autocentração e hedonismo identificados como os mais importantes entre alunos dos diferentes continentes. Foi possível ainda destacar diferenças significativas para o valor do poder, quando testada a variável género. Discussão: É possível concluir que existem valores humanos identificados como preponderantes para cada grupo de indivíduos, medi- ante a origem geográfica ou género destacando-se significativamente relativamente aos restantes valores humanos, e havendo uma escolha tendencial conforme o grupo de pares, seja sob a perspetiva intercultural, de continente de origem, ou de género. Palavras-chave: Valores, Estudantes, Género, Interculturalidade, Erasmus.
Peer Reviewed: yes
URI: http://hdl.handle.net/10348/9589
ISSN: 2184-3317
metadata.dc.relation.publisherversion: http://www.psyprjournal.com/index.php/PPRJ/issue/view/8
Document Type: Conference Object
Appears in Collections:DEP - Artigo de Conferência em Revista Científica Indexada

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018, ValoresVisãoIntercultural,ProceedingsOPP.pdfValores, Intercultural524,58 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.