Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9645
Title: Violência interpessoal: características psicológicas de adolescentes vítimas em contexto escolar
Other Titles: Interpersonal violence: psychological characteristics of adolescents victims in school context
Authors: Sousa, Susana Daniela Carvalho de
Advisor: Barroso, Ricardo Nuno Serralheiro Gonçalves
Keywords: Violência Interpessoal
Inventário
Issue Date: 24-Nov-2019
Abstract: A violência interpessoal é um grave problema de saúde pública que afeta milhões de pessoas em todo o mundo. O recurso a instrumentos fiáveis, consistentes e capazes de apoiar a avaliação da violência interpessoal nos contextos de investigação e de intervenção revelase de extrema utilidade. Este estudo teve como objetivo o desenvolvimento e o estudo das características psicométricas de um Inventário de Violência Interpessoal que permitisse avaliar a presença de diferentes tipologias de violência interpessoal de forma integrada, seja na circunstância de vítima ou de agressor. Para este efeito recorreu-se a uma amostra de 2792 adolescentes portugueses (55% do sexo feminino), realizando-se num primeiro momento uma abordagem exploratória à dimensionalidade da escala e, numa segunda fase, a análise fatorial confirmatória. O modelo final evidenciou um excelente ajustamento, apresentando evidências de validade e propriedades psicométricas adequadas. A análise fatorial confirmatória indicou um modelo tetrafatorial que consiste em violência física, violência psicológica, violência sexual e violência muito grave.
Interpersonal violence is a serious health problem that affects millions of people around the world. The use of reliable, consistent and able instruments to support the assessment of interpersonal violence in research and intervention contexts is extremely useful. This study aimed at the development and validation of an Inventory of Interpersonal Violence that allowed the evaluation of the presence of different typologies of interpersonal violence in an integrated way, be it in the circumstance of victim or aggressor. For this purpose, a sample of 2792 portuguese adolescents (55% female) was used, with an exploratory approach to scale dimensionality and, in the second phase, a confirmatory factorial analysis. The final model showed an excellent adjustment, presenting adequate psychometric properties. The factorial analysis indicated a tetra-factorial model consisting of physical violence, psychological violence, sexual violence and very serious violence.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia, na Especialidade de Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/10348/9645
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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