Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9661
Title: Rubrica de avaliação de competências para a prática de ensino e estágio supervisionado da Licenciatura em Educação Física: Adaptação transcultural e validação para o português
Authors: Gadelha, Maria Aldeisa
Advisor: Aranha, Agata Cristina Marques
Macena, Raimunda Hermelinda Maia
Keywords: Competência na educação
Educação Física
Issue Date: 19-Jul-2019
Abstract: A competência profissional está conectada à formação superior e aos processos de ensinoaprendizagem vivenciados durante a formação. Neste sentido, a formação do profissional de licenciado em Educação Física (EF) demanda que sejam efetivados conhecimentos amplos com habilidades específicas e atitudes potenciais que habilitem atuar em diversas situações no contexto escolar. Na educação superior há uma escassez de instrumentos formais para avaliação de competências. Este estudo realizou a adaptação transcultural para língua portuguesa e validação da rubrica Autoevaluación del prácticum del máster de secundaria, desenvolvida por pelo Grupo de Investigación en Ensenãnza de la Ciencias y Competencias analisando as equivalências conceitual, de itens e semântica. Trata-se de um estudo de desenvolvimento de tecnologia educacional, descritivo e prospectivo realizado no período de maio de 2017 a junho de 2018 através de etapas: 1) tradução do instrumento original (T1/T2); 2) construção da versão em português; 3) avaliação de equivalência de itens e semântica; 4) comparação das versões traduzidas (T3); 5) construção textual e adaptação transcultural na área de linguística; 6) construção da versão final; 7. avaliação da equivalência conceitual de itens e adequação as DCN por juízes, selecionados de forma aleatória, que responderam a um instrumento online que continha blocos de perguntas: perfil sociodemográfico, análise da adequação das competências didático-docentes a serem desenvolvidas pelo estudante de estágio supervisionado (ECS) em licenciatura em EF, nível de importância e redação das Competencias e indicadores. Os dados foram analisados por meio de estatística descritiva (Excel for Windows® 2010), Kappa (Quick Cals©2017 da GraphPad Software, Inc.) e Quiquadrado corrigido de Yates (Calculadora online Social Science StatisTICS), com significância estatística p < 0,05. A pesquisa seguiu recomendações relativa à ética em pesquisa envolvendo seres humanos. Os achados revelam que as traduções (T1 e T2) se manteve inalterado em mais de 80% das assertivas. A equivalência semântica revelou discreta primazia de T2 sobre T1 para a elaboração da versão-síntese (T3) que foi para retro tradução (R1/R2). A comparação entre os itens de R1/R2 evidenciou elevada equivalência da versão original. A rubrica final foi constituída por 4 blocos de competências didático-docentes (c1 - competência de planejamento do processo ensino-aprendizagem; c2 -competência no processo de ensino e na avaliação da aprendizagem; c3 - competência desenvolvimento de inovação pedagógica e reflexão sobre a prática didática-docente; c4 - competência integração, colaboração e o trabalho cooperativo na instituição de ensino) e 20 indicadores. A maioria dos juízes da equivalência conceitual e operacional eram do sexo masculino (75,0%), com idade média de 44,6 anos (±10,1), tempo médio de formado de 20,8 anos (±10,7;), como principal ocupação à docência (81,3%) e atuando em instituições particulares de ensino (50,0%), formação strictu sensu (75,0%), 87,5% com formação específica na área de EF escolar e 56,3% ministra/ministrou cursos na área, atuando como docentes na área de ECS na licenciatura em EF e 50,0% são docentes de pós-graduação na área. Todos os indicadores da C1 (93,7%), da C2 (100,0%) e dos indicadores da C4, dois foram considerados muito importante/importante. Os indicadores da C3 com piores avaliações foram: adotei uma atitude reflexiva sobre a minha prática e manifestei interesse em aperfeiçoá-la (50,0%) e participei de propostas de aprimoramento pessoal a partir de reflexão da minha prática (43,8%). da amostra como muito importante ou muito importante. Todos os indicadores de todas as competências foram considerados coerentes (> 80,0%), adequados as DCN (> 65,0%), com capacidade de gerar autoavaliação de qualidade relevante (> 60,0%), e contemplam os objetivos do ECS (> 65,0%). No referente a viabilidade de uso, os indicadores de C3 possuíram a melhor avaliação para intuitividade (50,0%). Todos os indicadores foram avaliados favoravelmente no que se refere a contemplar as competências didáticas necessárias (> 80,0%) e ser capaz de produzir impacto na formação de licenciados em EF (> 80,0%). Todas as competências obtiveram > 85,0% (concordância forte e significante - para equivalência conceitual, com concordância forte e estatisticamente significante em C2 (Kappa=0,60, p <0,001) e C4 (Kappa=0,60, p <0,001). Para C1 e C3 a concordância foi justa, porém significante (Kappa=0,29, 93,0%, concordância forte e significante - Kappa=0,60, <0,001). Conclui-se que há equivalências conceitual, de itens e semântica da rubrica desenvolvida. Apesar das dificuldades, os resultados da versão adaptada parecem apontar para um bom potencial de aplicabilidade e clareza da rubrica.
Professional competence is connected to the higher education and to the teaching-learning processes experienced during the training. In this sense, the training of the licensed professional in Physical Education (PE) demands that broad knowledge with specific skills and potential attitudes that enable them to act in diverse situations in the school context is carried out. In higher education there is a shortage of formal instruments for assessing competencies. This study carried out the cross-cultural adaptation to Portuguese language and validation of the heading Autoevaluación del prácticum del máster de secundaria, developed by the Grupo de Investigación en Ensenãnza de la Ciencias y Competencias, analyzing the conceptual, item and semantic equivalences. This is a descriptive and prospective educational technology development study carried out from May 2017 to June 2018 through stages: 1) translation of the original instrument (T1 / T2); 2) construction of the Portuguese version; 3) evaluation of equivalence of items and semanTICS; 4) comparison of translated versions (T3); 5) textual construction and cross-cultural adaptation in the area of linguisTICS; 6) construction of the final version; 7. evaluation of the conceptual equivalence of items and adequacy of the DCN by randomly selected judges who answered an online instrument containing blocks of questions: sociodemographic profile, analysis of the adequacy of didactic-teaching skills to be developed by the trainee student supervised (ECS) degree in EF, level of importance and writing of Competences and indicators. Data were analyzed using descriptive statistics (Excel for Windows® 2010), Kappa (Quick Cals © 2017 of GraphPad Software, Inc.) and Yates corrected chi-square (Social Science StatisTICS online calculator), with statistical significance p < 0.05. The research followed recommendations regarding research ethics involving human subjects. The findings reveal that the translations (T1 and T2) remained unchanged in more than 80% of the assertions. The semantic equivalence revealed a discrete primacy of T2 over T1 for the elaboration of the synthesis version (T3), which was for retro translation (R1 / R2). The comparison between the R1 / R2 items showed high equivalence of the original version. The final rubric consisted of 4 blocks of didactic-teaching competences (c1 - teaching-learning process planning competence; c2 -competence in the teaching process and in the assessment of learning; c3 - competence to develop pedagogical innovation and reflection on practice c4 - competence integration, collaboration and cooperative work in the educational institution) and 20 indicators. The majority of judges of conceptual and operational equivalence were male (75.0%), with mean age of 44.6 years (± 10.1), mean time of formation of 20.8 years (± 10.7; ), as a main occupation of teaching (81.3%) and working in private educational institutions (50.0%), strictu sensu formation (75.0%), 87.5% with specific training in the area of 56.3% ministered courses in the area, acting as teachers in the area of ECS in the licentiate in EF and 50.0% are postgraduate professors in the area. All indicators of C1 (93.7%), C2 (100.0%) and C4 indicators, two were considered very important / important. The C3 indicators with the worst evaluations were: I adopted a reflexive attitude about my practice and expressed interest in improving it (50.0%) and participated in proposals for personal improvement based on my practice (43.8%). of the sample as very important or very important. All indicators of all competencies were considered coherent (> 80.0%), suitable for NCDs (> 65.0%), capable of generating self-assessment of relevant quality (> 60.0%), and ECS (> 65.0%). Regarding the feasibility of use, the C3 indicators had the best evaluation for intuitiveness (50.0%). All the indicators were favorably evaluated in terms of contemplating the necessary didactic skills (> 80.0%) and being able to have an impact on the training of graduates in PE (> 80.0%). All the competences obtained> 85.0% (strong and significant agreement - for conceptual equivalence, with strong and statistically significant agreement in C2 (Kappa = 0.60, p <0.001) and C4 (Kappa = 0.60, p <0.001) For C1 and C3 the agreement was fair, but significant (Kappa = 0.29, <0.00). All competences were analyzed favorably in the operational equivalence and viability of use (> 93.0%, strong and significant agreement - Kappa = 0.60, <0.001). We conclude that there are conceptual equivalents, of items and semantics of the developed rubric. Despite the difficulties, the results of the adapted version seem to point to a good potential of applicability and clarity of the heading.
Description: Tese De Doutoramento em Ciências do Desporto
URI: http://hdl.handle.net/10348/9661
Document Type: Doctoral Thesis
Appears in Collections:DCDES - Teses de Doutoramento
TD - Teses de Doutoramento

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