Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9667
Title: “Projeto da prática de ensino supervisionada”
Authors: Gomes, Joana Faria
Advisor: Soares, Jorge
Keywords: Estágio pedagógico
ensino aprendizagem
Issue Date: 18-Jun-2019
Abstract: O presente documento insere-se no âmbito do Estágio Pedagógico, integrado no 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. Este documento é apresentado como um requisito para a obtenção de grau de Mestre e teve como intuito descrever as vivências enquanto professora estagiária ao longo do ano letivo 2017/2018. O Estágio Pedagógico aconteceu na Escola Secundária de Barcelinhos – Barcelos, monitorizado pelo professor cooperante José Carlos Cruz e pelo professor orientador Jorge Soares, da UTAD. No âmbito de todo o trabalho realizado durante o estágio pedagógico, o presente relatório encontra-se estruturado num capítulo com vários pontos a ser abordados, dos quais, os enquadramentos, pessoal e institucional, as tarefas de ensino-aprendizagem, as de relação escola-meio e a reflexão crítica de estágio, bem como todas as atividades realizadas pela escola ou na escola. Neste trabalho estão inseridos os tópicos abordados em todas a tarefas de estágio, como, os planos de aula, unidades didáticas, reflexões de todas as tarefas, assim como a sua elaboração.
This document is part of the Pedagogical Internship, integrated in the 2nd Cycle of Physical Education Teaching in the Basic and Secondary Education of the University of Trásos-Montes e Alto Douro, Vila Real. This document is presented as a requirement to obtain a Master's degree and had the purpose of describing the experiences as a trainee teacher throughout the academic year of 2017/2018. The Pedagogical Stage took place at the Secondary School of Barcelinhos – Barcelos, monitored by the cooperating teacher José Carlos Cruz and by the advisor professor Jorge Soares, from UTAD. In the context of all the work carried out during the pedagogical stage, this report is structured in a chapter with several points to be addressed: personal and institutional frameworks, the teaching-learning tasks, the school-environment relationship and stage critical reflection, as well as all activities performed by school or at school. In this work, are included the topics covered in all the internship tasks, such as lesson plans, didactic units, observations of all tasks, as well as their elaboration.
Description: Relatório de Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/9667
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Joana Faria Gomes.pdf600,73 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.