Metodologia para engenharia de software inclusiva out-of-the-box

Data
2020-01-09
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Resumo
A acessibilidade digital tem o condão de tornar a vida de pessoas com deficiência ativa e proveitosa, assim como manter nessas condições por mais tempo a de pessoas idosas. Contudo, a falta de cuidado nesta área limita seriamente esta possibilidade. O software e os conteúdos digitais com falta de acessibilidade afiguram-se demasiado comuns, dificultando as vidas de quem deles precisa. Esta situação deve-se em grande parte à falta de cuidado com a acessibilidade digital durante o desenvolvimento do software. Para combater este incivil flagelo, foi desenvolvida uma proposta de método de desenvolvimento de software onde a acessibilidade está patente de forma explícita, durante todo o processo, e se considerou abrangente o suficiente para abarcar todas as dificuldades funcionais que se pretendam mitigar, assim como ser maleável a fim de ser usado por equipas de desenvolvimento que utilizem os mais populares métodos de desenvolvimento na atualidade. Assim, a acessibilidade digital foi discriminada nas principais fases de desenvolvimento de software, nomeadamente na Especificação de software, no Desenho e Implementação do software, Validação e Evolução de software. Estas fases estão, de sobremodo, presentes nos vários métodos utilizados na produção de software. Portanto, o método avançado nesta tese, que contempla explicitamente a acessibilidade digital em todas as fases, é passível de ser transposto para qualquer método de produção de software. Esta proposta pode ser um importante passo para democratizar o desenvolvimento de software e conteúdos digitais com acessibilidade digital, desde o início do seu ciclo de vida, seja através de uma utilização direta durante o desenvolvimento, ou como ferramenta pedagógica para ensinar futuros engenheiros de software, alertando-os para a existência, necessidade e forma de implementar a acessibilidade digital. Para tal, neste projeto de investigação, seguindo a Design Science Research, foi realizada uma pesquisa de estado da arte, onde se verificou que a investigação sobre a área é pobre nos meios académicos. Foi examinada a prevalência da deficiência na população, bem como a evolução demográfica, com a acessibilidade digital como pano de fundo. Foi ainda explicada a grande valia desta disciplina na educação inclusiva. Foram apresentados os standards relevantes para a acessibilidade digital, bem como as leis que a suportam. É dada uma explicação dos principais conceitos para a área da acessibilidade digital, tendo em conta as principais referências. De seguida a engenharia de software é abordada, com enfoque nas tarefas consideradas importantes para a implementação de acessibilidade digital. A fim de clarificar algumas ideias base que justificam a investigação, foi elaborado e aplicado um inquérito qualitativo a uma população de 29 pessoas com deficiência visual, apresentando-se os resultados obtidos, que reafirmam a relevância do desenvolvimento de software acessível. A proposta de método de desenvolvimento foi delineada e sujeita a validação. Para tal foi elaborada uma entrevista semiestruturada, aplicada a 31 profissionais relacionados com desenvolvimento de software. Com base nos comentários obtidos, foram feitas algumas afinações à proposta de método e foi ainda criada e apresentada uma ferramenta de apoio à utilização da proposta de método, que auxilia na escolha do standard de acessibilidade a utilizar, em consonância com o tipo de projeto a desenvolver. Seguidamente, a proposta de método afinada foi sujeita a apreciação por dois profissionais na área de desenvolvimento de software. Por fim, a proposta foi utilizada num projeto de software multiplataforma, onde a sua aplicabilidade foi demonstrada. Esta tese identifica também alguns contributos para o ensino e formação de programadores. A necessidade de formação na área da acessibilidade digital, assim como a sensibilização relativa ao tema, para estudantes e profissionais, afiguraram-se como basilares. No desenvolvimento de um projeto de software, ficou patente que a acessibilidade deve ser cuidadosamente especificada.
The digital accessibility has the power to make the life of individuals with disabilities fruitful and gratifying, as well as keeping elderly people at similar conditions for longer. However, the lack of attention to this subject makes this hard to happen. Inaccessible software and digital contents are seen too often, making the life more difficult to those who need it. This situation is due to the insufficient attention given to the digital accessibility during the development process of the software. In order to tackle this serious problem, a proposal for a software development method where the digital accessibility is explicitly implemented was drafted. This proposal is intended to be broad enough to be able to mitigate any disability, as well as general enough to be possible to deploy over any existent development method that a development team may be using. Therefore, the digital accessibility wasincorporated in the main software development stages, namely Software Specification, Software Design and Implementation, Validation and Software Evolution. These stages are, by and large, present in most methods used in software production. Thus, the method put forward in this thesis, which explicitly includes digital accessibility in every stage, may be transmuted to any software production method. This proposal may be a major step to make accessible software and digital contents part of the mainstream since its onset. This may be achieved both by a direct use of the proposal of the method and by using it as a pedagogic tool to teach digital accessibility to future software engineers, alerting them to the existence, relevance and the correct way to implement digital accessibility. To accomplish this aim, an exploration to the state of the art was made, where it was possible to verify that the digital accessibility is under-researched in academia. The prevalence of disabilities among the population, as well as the demographic evolution was depicted, with the digital accessibility as a background. The major importance that this area has in inclusive education was also shown. The main standards and laws that regulate digital accessibility were presented. The definitions of the important concepts in the area used by the major references in digital accessibility were covered. Subsequently, the software engineering discipline was reviewed, with emphasis where the digital accessibility may be relevant. A qualitative survey was made and applied to a population of 29 visually impaired people to clarify some central ideas that justify this research. The results reinforced the significance of the accessible software development. The proposal for the method of development was drafted and validated. For the validation, a set of semi-structured interviews were conducted, applied to 31 professionals of the area of software development. Based on the comments obtained, some adjustments were made to the method proposal and a tool was created and presented to support the use of the method proposal. This tool is envisioned to assist in the selection of the accessibility standard to be used, according to the type of project to be developed. The proposed improved method was then reviewed by two professionals in the field of software development. Finally, the proposal was used in a multiplatform software project, where its applicability was demonstrated. This thesis also identifies a few contributions to teaching and training of software developers. The need for training in digital accessibility, as well as making them aware to the issue, both for students and professions, are paramount. In developing a software project, it is noticeable that digital accessibility should be carefully specified.
Descrição
Tese de Doutoramento em Informática apresentada à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro
Palavras-chave
Acessibilidade digital , Engenharia de software
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