Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9707
Title: Relatório detalhado sobre a atividade profissional
Authors: Fonseca, Luís Alberto Cabral
Advisor: Aranha, Agata Cristina Marques
Keywords: Educação Física
Ensino
Issue Date: 27-Jan-2020
Abstract: A prática profissional enquanto docente de Educação Física reveste-se de uma multiplicidade de intervenções que requer um conhecimento profundo da disciplina, dos alunos e da comunidade. Ser professor no século XXI é uma atividade extremamente exigente e desafiante, na medida em que a evolução tecnológica tem colocado novas problemáticas à sociedade e à escola. Ser professor de Educação Física neste contexto implica um reconhecimento destas mudanças e um domínio profundo dos processos de ensino-aprendizagem, pois só assim o professor estará em condições de fazer as necessárias adaptações, de modo a atingir o objetivo último do ensino, que é promover a aprendizagem dos alunos. Os alunos que recebemos no ensino básico são cada vez mais diversos em termos de desenvolvimento motor e em termos culturais, o que requer uma atenção muito especial da comunidade educativa, pois para desenvolver ao máximo o potencial de aprendizagem cada aluno é preciso conhecê-lo individualmente e conhecer os seus contextos de vida. A experiência que advém dos anos de prática e da continuidade do processo educativo tem-se revelado uma enorme mais-valia, pois permite-me antecipar cenários, adequar estratégias e envolver os alunos no seu próprio processo de aprendizagem.
The professional practice as a Physical Education teacher has a multiplicity of interventions that require a thorough knowledge of the discipline, the students and the community. Being a teacher in the 21st century is an extremely demanding and challenging activity, as technological evolution has posed new problems to society and the school. Being a teacher of Physical Education in this context implies to recognize these changes and a deep knowledge of the teachinglearning processes, because the teacher need to be able to make the necessary adaptations, in order to achieve the ultimate goal of teaching, which is to promote the students learnings. The students the schools receives are increasingly diverse in terms of motor development and cultural habits, which requires a very special attention of the educational community, because to develop to the maximum the learning potential of each student it is necessary to know him individually and to know their life contexts. The experience that comes from the years of practice and the continuity of the educational process has proved to be an enormous asset, because it allows me to anticipate scenarios, adapt strategies and involve students in their own learning process.
Description: Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário
URI: http://hdl.handle.net/10348/9707
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DCDES - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Luís Alberto Cabral Fonseca.pdf2,52 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.