Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9719
Title: Vinculação e ambiente institucional: uma abordagem da regulação emocional e aspirações de vida de adolescentes em acolhimento residencial
Authors: Teixeira, Cátia Tatiana Gonçalves
Advisor: Mota, Ana Catarina Pires Pinheiro da
Keywords: Vinculação
regulação emocional
Issue Date: 9-Jan-2020
Abstract: Destaca-se na literatura uma escassez de estudos que relacionem a vinculação, a dificuldade de regulação emocional e a adaptação ao ambiente institucional, nos adolescentes em contexto de acolhimento residencial. Todavia a transição do adolescente para um contexto institucional, tem vindo a ser apontada com uma oportunidade de organização do património afetivo. O estabelecimento de relações de afeto poderá fazer a diferença na adaptação ao ambiente institucional, bem como na capacidade de regulação emocional nesta população. O objetivo do presente estudo prende-se com a análise do papel preditor da vinculação com as figuras significativas de afeto na adaptação ao ambiente institucional, testando o efeito moderador das dificuldades de regulação emocional na associação anterior. A amostra foi constituída por 296 adolescentes com idades compreendidas entre os 12 e os 18 anos (M = 15.30; DP = 1.76). Para a recolha dos dados recorreu-se ao Experiences in Close Relationships (ECR), Family Environmnet Scale (FES), Escala de Dificuldades de Regulação Emocional (DERS) e a um questionário sociodemográfico. Os resultados sugerem que as dimensões da vinculação não predizem a adaptação ao ambiente institucional. Constatou-se ainda o efeito moderador da dificuldade de regulação emocional na associação anterior. Os resultados serão discutidos à luz da teoria da vinculação, assumindo a sua importância na adaptação ao ambiente institucional e as dificuldades de regulação emocional dos adolescentes em contexto de acolhimento residencial.
In the literature stands out a shortage of studies that relate the attachment, the difficulty of emotional regulation and the adjustment to the institutional environment, in adolescents in a context of residential care homes. However, the transition of adolescents to an institutional context has been pointed out as an opportunity for the organization of affective heritage. The establishment of affective relationships might make a difference in the adjustment to the institutional environment, as well as in the emotional regulation capacity in these population. The aim of the present study is to analyse the predictor role of the attachment with the significant figures of affection in the adjustment to the institutional environment, testing the moderating effect of the difficulties of emotional regulation in the previous association. This sample was composed by 296 adolescents with ages between 12 and 18 (M=15.30; DP=1.76). In order to collect the data, the Experiences in Close Relationships (ECR), Family Environment Scale (FES) and Difficulties in Emotion Regulation Scale (DERS) and a sociodemographic quiz. The results suggest that the dimensions of the attachment don’t predict the adjustment to the institutional environment. It was also observed the moderating effect of the regulatory difficulty in the previous association. The results will be discussed in the light of the attachment theory, assuming its importance in the adjustment to the institutional environment and the difficulties of emotional regulation in adolescents in a context of residential care.
Description: Dissertação de Mestrado em Psicologia Clínica
URI: http://hdl.handle.net/10348/9719
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DEP - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

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