Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/10348/9761
Title: Desenvolvimento de nova geração de linhas de produção de cablagens "DAL" (dynamic assembly line)
Authors: Silva, Henrique Ivan Kamburov da
Advisor: Ribeiro, José Manuel Alves
Silva, Paula Luisa Nunes Braga da
Issue Date: 17-Dec-2019
Abstract: Uma cablagem automóvel é um conjunto de fios condutores que permite a transmissão de sinais de informação e energia no sistema Eletrónico/Elétrico (E/E) de um automóvel. No processo de desenvolvimento de um novo automóvel, o Original Equipment Manufacturer (OEM) habitualmente prioriza o projeto de todas as estruturas e peças antes de se dedicar ao desenvolvimento da cablagem do sistema E/E. Esta abordagem é justificada pela elevada flexibilidade na produção das cablagens, que podem ser projetadas numa fase posterior e em função de todos os outros componentes (Turner, 2008). Aliada a esta secundarização na fase de desenvolvimento, a crescente complexidade do sistema E/E de um automóvel torna a otimização do desenho das suas cablagens cada vez mais importante. No entanto, e, apesar das crescentes otimizações de que são alvo durante a fase de desenvolvimento de produto, o processo de produção das cablagens não é, em fase alguma, tido em consideração (Turner, 2008). É no desenvolvimento dos processos de produção de uma cablagem automóvel que se centra esta dissertação, onde se detalhará o desenvolvimento e construção de uma linha de produção de cablagens do tipo dynamic assembly line (DAL), as vantagens alcançadas com a sua instalação relativamente aos outros tipos de linhas e algumas possíveis ações de melhoria relativamente ao seu estado atual.
An automobile wiring harness is a set of conductive wires that allow the transmission of information and energy signals in the electronic/electrical (E/E) system of an automobile. In the process of developing a new automobile, the Original Equipment Manufacturer (OEM) usually prioritizes the design of all structures and parts before dedicating itself to the development of the E/E wiring system. This approach is justified by the high flexibility of the wiring harness, which can be projected at a later stage and in function of all the other components (Turner, 2008). Allied to the postponement in the development phase, the growing complexity of an automobile E/E system makes optimizing the design of its cabling even more important. However, and despite of the increasing optimizations that are targeted during the product development phase, the harness assembly process itself, is not, in any phase, taken into consideration (Turner, 2008). This dissertation it’s focused on the development of processes for assembling automobile wiring harnesses, by detailing the steps involved in the development and construction of a dynamic assembly line (DAL), its advantages in comparison to other types of lines and some possible improvements considering to its current state
Description: Dissertação submetida à Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro para obtenção do grau de Mestre em Engenharia Mecânica
URI: http://hdl.handle.net/10348/9761
Document Type: Master Thesis
Appears in Collections:DENG - Dissertações de Mestrado
TD - Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
DISSERTAÇÃO_Vfinal henrique.pdf
  Until 2022-12-17
5 MBAdobe PDFView/Open Request a copy
Declaração Henrique Silva.pdf
  Restricted Access
89,23 kBAdobe PDFView/Open Request a copy


FacebookTwitterDeliciousLinkedInDiggGoogle BookmarksMySpace
Formato BibTex mendeley Endnote Logotipo do DeGóis Logotipo do Orcid 

Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.